terça-feira, 13 de novembro de 2012

Veneza debaixo d'água, evacuações no norte do país

Florença - A onda de mau tempo que desde sábado (10) atinge o norte da Itália provocou o alagamento de quase toda Veneza e a evacuação de inúmeras pessoas na região central da Toscana, onde alguns rios transbordaram, de acordo com a Defesa Civil.

      As fortes chuvas na cidade lacustre e o vento do sul provocaram o chamado fenômeno da "água alta" e 70% de Veneza ficou inundada ontem, quando o nível do mar chegou a quase 1,50 acima do seu registro normal. Após o meio-dia o mar começou a baixar e chegou a 1,40 metros de água.

      É a sexta enchente dessa magnitude na história de Veneza desde 1872, disse o responsável pelo Instituto de previsões das marés da cidade, Paolo Canastrelli, desde o início das medições. O nível mais alto foi alcançado em 4 de novembro de 1966, com 1,94 m acima do nível médio do mar. Para hoje (12) a máxima prevista é de 1,30 m.

maltempo_Massa e Carrara_nov12INTERNA.jpg      Cerca de 200 pessoas foram evacuadas na região central da Toscana, em decorrência das fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos de terra, informaram as autoridades regionais.

      A área mais atingida foi a província de Massa Carrara, de onde sai o famoso mármore de Carrara. Cerca de 50 pessoas foram desalojadas. As autoridades convidaram a população a permanecer em suas casas e buscar abrigo nas partes mais altas. 

      Em Pisa, onde está a famosa torre inclinada, algumas ruas ficaram sem energia elétrica após serem inundadas e em Livorno, um grande porto da Toscana, as autoridades declararam estado de alerta devido às chuvas torrenciais.

      Ontem (12), as chuvas torrenciais atingiram muitas áreas do centro-norte da península, onde a água dos rios continua a subir de forma preocupante. Uma mulher de 73 anos foi arrastada pelas águas e está em estado grave.

      O presidente da Região da Toscana, Enrico Rossi, solicitou uma reunião com o primeiro-ministro Mario Monti porque "desta vez o governo não deve nos abandonar". Rossi também pediu a intervenção do Exército para enfrentar a situação causada pelo mau tempo e julgou necessário declarar estado de calamidade.

      A onda de mau tempo não dá sinais de ceder e depois da Ligúria e Toscana, atingiu também Umbria e Lazio.

      "O prejuízo é de milhões de euros", disse por sua vez a confederação dos agricultores Coldiretti, porque centenas de fazendas estão debaixo d'água na Toscana, Veneto, Umbria e Lazio.

De www.italianos.it

Nenhum comentário: