terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cruz gigantesca em Florença

Florença - A instalação do escultor italiano Mimmo Paladino ocupou por dois dias (10 e 11) praticamente toda a praça Santa Croce em Florença: a cruz gigantesca, medindo 80m x 50m, foi feita com mais de 50 blocos de mármore no contexto da Florens 2012, a Bienal Internacional do Patrimônio cultural e ambiental, que terminou ontem (11) na capital da Toscana.

      Como parte do evento, no Batistério de Florença foram expostos três dos crucifixos de madeira mais significativos da história da arte italiana, feitos por Donatello, Michelangelo e Brunelleschi, que foram exibidos juntos pela primeira vez. 

      No entanto, a Cruz de Paladino, com blocos de mármore extraídos das pedreiras de Carrara, alguns de 4m de altura, de forma e cores distintas, chegando a pesar até 38 toneladas, ''é a prova de que a arte contemporânea pode conviver em uma cidade como Florença'', disse o presidente da Florens, Giovanni Gentile.

      Nos blocos imensos, os visitantes puderam deixar a marca de suas próprias mãos: ''Algo imprescindível para poder vivê-la, explicou o artista. Entendê-la na sua totalidade fica difícil se não a percorrermos e atravessarmos". Só assim "é possível compreender a leitura espiritual mas também civil"' que Paladino quis conferir-lhe.

      Organizada por Fundação homônima, a Florens 2012 ofereceu durante uma semana conferências, lectio magistralis e mesas de discussões com mais de 300 palestrantes de todo o mundo.


www.italianos.it

Nenhum comentário: