terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Curiosidades - Natal na Itália

Assim como em todos os países do mundo, o Natal na Itália possui seus costumes. São várias tradições com duas grandes origens diferentes: as de crenças Cristãs e as Pagãs que existiam antes da era cristã. Isto porque a Saturnália, a maior festa do Império Romano em celebração ao solstício de inverno, coincide com as festividades cristãs.

Sendo assim, para os italianos o Natal representa simultaneamente o nascimento de Cristo e o nascimento do Sol Indômito. Uma curiosidade, na Itália a palavra Natal (Natale, em italiano) significa aniversário.

Uma das tradições italianas que está desaparecendo é a abertura das festividades pelos ‘Piferari’, ou banda de pífaros. Eles descem das montanhas de Abruzzo e Latium tocando e convidando as pessoas para as comemorações.

Na noite de Natal é o momento de observar uma das mais fortes tradições da cultura italiana: o Presépio, construído de figuras artesanais e repleto de adornos e sofisticações. Os presépios mais elaborados são construídos nas igrejas, que freqüentemente concorrem entre si disputando qual possui o mais belo. As pessoas vão passeando de igreja em igreja para apreciar e comparar as diferentes montagens do nascimento de Cristo, algumas que demoram anos para serem construídas.

Além das igrejas o presépio é comum em todos os lares da Itália, e na noite de Natal, algumas famílias mantêm o costume de rezar em torno dele enquanto a mãe coloca a figura do Bambino (Cristo-criança) na manjedoura.

Outra tradição é a queima de lareiras, que devem ficar acesas até a data do Ano Novo. Esta é uma mistura das tradições do paganismo e cristianismo. As crenças pagãs explicam que a purificação e revitalização do poder do fogo se concentram na lareira, quando os espíritos do mal do ano anterior são queimados. Já a lenda cristã fala de como a Virgem Maria entra na casa dos humildes à meia-noite enquanto as pessoas estão na Missa do Galo e aquece o seu filho recém-nascido diante da lareira.

Quanto à Ceia de Natal, na maioria da Itália esta consiste de peixe, toneladas são preparadas. Em Roma, o prato tradicional é o Capitone, uma enguia grande, assada ou frita. Já ao norte de Roma o cardápio varia e os pratos tradicionais são carne de porco, lingüiça com pernil e lentilhas, ou peru com castanhas.

E para a sobremesa os doces tradicionais: Panetone (bolo com frutas cristalizadas e passas), o Torrone e o Panforte – este último é um pão de gengibre com avelãs, mel e amêndoas.

Tradições camponesas defendem que a ingestão de nozes favorece a fertilidade da terra e ajuda a criar os laços de família, por este motivo todos os biscoitos, bolos e doces italianos contêm nozes ou amêndoas.

E de presente, um costume na Roma antiga, era o mel, ofertado nessa época do ano para que o novo ano fosse doce.

Extraído de http://www.paganinigastronomia.com.br

Nenhum comentário: