terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Melhor azeite do ano é da Puglia


A Itália volta a desempenhar o papel de líder absoluto no mundo do azeite extravirgem, com 15 prêmios. Entre eles está certamente o de Melhor Azeite Extravirgem do Ano que ficou com a Azienda Agricola De Carlo, da Puglia. E na sequência uma série de reconhecimentos e confirmações para empresas que, no passado, já receberam prêmios importantes: Franci (Toscana), Quattrociocchi (Lazio), Cetrone (Lazio), Bonamini (Veneto), Pruneti (Toscana), Viola (Umbria); e também realidades emergentes como Società Agricola Consortile Olio Cru (Trentino-Alto Adige), Monterisi (Puglia), Minervini (Puglia), Comincioli (Lombardia), San Cassiano (Veneto), Forcella (Abruzzo) e Madonna dell’Olivo (Campania).

      A classificação é da 4ª edição do Guia Flos Olei de Marco Oreggia e Laura Marinelli, que propõe 488 empresas e cerca de 700 rótulos representando 45 países (com a estreia da Namíbia e do Iêmen). Cada país pode contar com uma introdução própria, que define história, produção e características.

      "Flos Olei confirma sua vocação internacional, disse Marinelli, e ao mesmo tempo demonstra que nossa The Best 20 é o resultado de uma seleção cuidadosa que considera todos os aspectos da cadeia de produção empresarial. Na edição passada havia uma equivalência entre a Itália e o resto do mundo, mas este ano nosso país ganhou a maioria dos prêmios por conta de uma extraordinária qualidade dos rótulos propostos".

      Entre as novidades deste ano, além dos bem-vindos aplicativos (World, Europe, Italy e The Best 20) para iPhone-iPad, destaca-se o foco no conceito da sustentabilidade ambiental.

      "Consideramos seis tipos distintos de sustentabilidade ambiental, comentou Marco Oreggia, incluindo bioconstrução, uso de materiais residuais e energias alternativas, ou controle das emissões de CO2. Na sequência, identificamos as empresas que adotam pelo menos uma dessas práticas virtuosas e as destacamos com um símbolo apropriado. E constatamos que 261 empresas seguem os parâmetros". Além disso, a atenção dos dois curadores para o mundo verde é evidenciado pelo fato de que o guia foi impresso em papel FSC, uma certificação internacional que atesta o uso de papel proveniente de florestas plantadas para uso editorial.

      O Prêmio Especial Cristina Tiliacos será entregue ao jornalista norte-americano Tom Mueller, autor do livro “Extra Virginity” no qual, com discernimento e coragem, enfrenta o tema atual das fraudes no mundo dos azeites.

Com informações de www.italianos,it

Nenhum comentário: