terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sistema de certidões eletrônicas começa a funcionar em São Paulo

As certidões de nascimento, casamento e óbito poderão ser solicitada pela internet. O sistema será implementado em outros cinco estados brasileiros.

Alberto Gaspar - Jornal Hoje
São Paulo

A partir desta terça-feira (18), em todo o estado de São Paulo, começam a funcionar as certidões eletrônicas. Com o novo sistema, certidões de nascimento, casamento ou óbito poderão ser solicitadas à distancia, sem deslocamento até o cartório onde ela foi lavrada.

Todos os 836 cartórios de registro civil paulistas estarão aptos a fazer as certidões pela internet, no prazo máximo para entrega de 48 horas. “Facilita o usuário e principalmente o cartório na sua atividade diária. A gente enfrenta grandes dificuldades na questão de localização e cumprimento das obrigações legais”, explica Luis Carlos Vendramin Jr., da Associação dos Registradores de SP.

A ferramenta de busca, que localiza onde determinado registro foi feito, já tem todos os documentos emitidos a partir de 2005. A cada seis meses vai retroagir mais 10 anos.

O mesmo sistema já está em fase de implantação em outros cinco estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia e Ceará. A ideia é chegar a todos, interligando o Brasil inteiro. Mais do que oferecer conforto aos cidadãos, pode ser uma importante fonte de informações para a elaboração de políticas públicas: creches para quem nasce, moradia para quem se casa e combate a fraudes com nomes de pessoas mortas.

Segundo José Renato Nalini, corregedor geral da Justiça de São Paulo e entusiasta do projeto, as possibilidades são muitas: “Isso vai permitir um planejamento muito mais eficiente. O estado brasileiro será outro a partir dessa cobertura por redes eletrônicas de todos os serviços estatais.

Nenhum comentário: