sábado, 22 de dezembro de 2012

Struffoli para a Ceia de Natal


 
Achei em meu primeiro caderninho de receitas, que já fez bodas de prata, estes bolinhos de origem napolitana que são servidos no final da ceia de Natal regados com mel e empilhados em forma de cone. A receita foi anotada apenas como "bolachinha de pinga" e só agora descobri que são na verdade uma adaptação dos italianíssimos struffoli que muitos conhecem como pingos de mel!

Uma sobremesa que não pode faltar no Natale italiano e que dedico às amigas do blog Ragazze Brasiliane nella Cucina Italiana que estão compilando receitas italianas para o Natal. Participe também, mostre ao mundo aquela receita da nona guardada a sete chaves...

Mesmo sendo típicos de Natal gosto de fazer struffoli em qualquer época do ano. Foi muito agradável saboreá-los após uma noite com pizza e vinho na casa de meu irmão (moramos no mesmo complexo), a gente ia lambiscando aos poucos os struffoli e batendo papo! Estes meus ficaram meio grandes, o ideal é que fiquem um pouco maiores que um grão-de-bico cozido.

xícara medidora: 240 ml

 
Struffoli

2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de rum (limoncello, conhaque ou cachaça)
2 colheres de manteiga
Raspas de 1 limão (usei de laranja)
1 2/3 xícara de farinha de trigo peneirada (ou que baste)

1) Bata com um garfo os ovos, o açúcar, o rum e a manteiga. Acrescente as raspas de limão e o fermento em pó, mexa bem. Vá juntando a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar, fica uma massa lisa e brilhante. Deixe descansar coberta na geladeira por meia hora pelo menos. Eu já deixei a massa descansando até de um dia para o outro e não tive problemas.

 
2) Abra a massa em rolinhos compridos com 1 cm de diâmetro, como nhoque, e corte a espaços de 1 a 1,5 cm. Depois de cortar todos, enrole levemente só para deixar redondinho.

3) Frite em três dedos de óleo, fogo médio a baixo, numa frigideira alta, cerca de 8 bolinhas por vez, virando sempre, até dourar. Escorra e reserve.

Calda:
1/2 xícara de mel derretido
raspas de laranja e confeitos (usei pinholes)

Derreta o mel, regue as bolinhas e arranje-as sobre um prato em forma de cone, como uma pirâmide. Sirva com café ou licor no final da ceia.

Para grandes quantidades duplique a receita.Frite as bolinhas com vários dias de antecedência e guarde em recipiente fechado.Derrame mel várias vezes sobre as bolinhas, elas ficam crocantes por fora e absorvem o mel.
 
 http://pt.petitchef.com

Nenhum comentário: