terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Afastando despesas

No pódio das despesas que acabam sendo descartadas pelos italianos por causa da crise econômica, estão os gastos com roupas. Quase três em cada quatro italianos (74%) acabam renunciando à renovação do guarda-roupa. Em segundo lugar, há os divertimentos: 72% estão dispostos a abrir mão deles. Segue-se em terceiro lugar as compras de produtos tecnológicos, que serão reduzidas por 71% dos cidadãos. 

      É o que revela um estudo da Coldiretti sobre o impacto da recessão econômica em 2013 nas despesas da população, com base em um levantamento da Deloitte.

      Os efeitos negativos também se refletem em outros setores, afirma a Coldiretti. A começar pelo turístico: 66% dos italianos estão prontos a fazer uma revisão dos gastos com as férias, contra os 51% que pensam em reduzir os gastos à mesa ou com a saúde (49%), dois dos itens mais difíceis de cortar. 

      ''O resultado é fruto das expectativas negativas sobre a evolução do poder aquisitivo em 2013, para o qual 48% dos consumidores italianos admitem sua preocupação e mantém uma visão pessimista (contra 34% da média europeia), enquanto que apenas 8% acreditam que sua capacidade de gastar melhorará (em comparação com 19% da média da UE)'', evidencia a Coldiretti. 


www.italianos.it

Nenhum comentário: