quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As Regiões da Itália

 
 

A Puglia é uma região da Itália meridional com 4 milhões de habitantes e 19 000 km², cuja capital é Bari. Puglia é cercada pelo Mar Iônico e pelo Mar Adriático, o que possibilita ao visitante que percorre sua costa, vislumbrar incríveis paisagens, como a indescritível transparência e beleza das águas do mar de Salento.

Vale destacar ainda a cidade de Alberobello (patrimônio da humanidade, segundo a Unesco), conhecida como a capital dos Trulli, espécie de casa de paredes arredondadas e tetos cônicos, feitos de pedras encaixadas, construídas na segunda metade do século 16. Todas estas atrações, unidas a uma rota pouco movimentada, com praias paradisíacas e cidades tranquilas, mas com serviços e estabelecimentos de requinte, fazem de Puglia uma ótima opção para passeios.

Simples, a cozinha Puglia combina produtos tradicionais locais, com a riqueza do Mar Adriático e o Mar Ionio. Macarrão fresco, tomate, azeitonas, azeite extra virgem prensado a frio, queijo, peixe e marisco, vegetais saborosos, são apenas alguns dos principais ingredientes da culinária da Puglia.

(Foto: Flavio Pagani)

Nenhum comentário: