quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval: La Sartiglia de Oristano

crédito da imagem: Fondazione Sa Sartiglia


Em Oristano, na Sardegna (Itália) há mais 500 anos no domingo e terça feira de carnaval acontece a "Sa Sartiglia", uma festa onde bravos cavaleiros competem na corrida para a Estrela e na Corrida da Pariglie.
 
Primeiro a galope pela via do Duomo para o centro da estrela, depois em espetaculares acrobacias pela cidade antiga.

Sa Sartiglia (Sartilla o Sartilia) é uma corrida ao anel de origem medieval (1358) [sem fonte] que acontece no domingo e na terça feira de carnaval em Oristano (Sardegna). É uma das mais espetaculares e coreográficas formas de Carnaval da Sardenha. Sartiglia ou Sartilla deriva do castelhano sortija, que por sua vez deriva do latim sorticola, anel, diminutivo de sorte. No significado si capta o sentido de competição que é de fato uma corrida para o anel, para a estrela, mas também uma festa ligada à sorte, um evento em que é fácil rastrear uma reminiscência de antigos rituais agrários através do qual as pessoas pediam aos deuses pela fertilidade da terra e abundância na colheita. (tradução livre da wikipedia)


-->

E' um espetáculo muito bonito, cheio de cores e alegria, os cavaleiros vestem-se a caráter e impunham uma espada, e com esta direcionada para frente partem a galope para acertar o centro da estrela, rufam os tambores incessantemente, e alguns segundos depois ouve-se o delírio do povo.

Se você passar pela Sardegna na época do carnaval, não deixe de ir a Oristano. Vai valer a pena.

Leia mais neste documento PDF online
ou viste o site sartiglia.info/ 
 
 
www.meiroca.com

Nenhum comentário: