terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cecamarini: Doce típico de Carnaval



A Itália é cheia de tradições, cada época do ano tem deu doce típico, já falei aqui dos "Doces típicos de Carnaval" com direito a historia.

Hoje quero falar de um doce típico da minha região com um nome curioso "Cecamarini" que também é conhecido com outro nome em outras regiões: (struffoli, cecamariti, purceddruzzi, cicerchiata, …) um doce associado ao Carnaval que é servido sobre folhas de limão.

Vamos à receita:

Cecamarini

Ingredientes:

* 4 ovos
* 1 casca de ovo cheia de óleo
* uma pitada de sal
* 2 colheres (sopa) de açúcar
* cerca de 600 gr de farinha de trigo
* óleo para fritar (bastante óleo)
*mel o quanto basta(+ ou - 250/300 gr)
Primeiramente coloque o óleo para esquentar em uma panela funda.

Sobre uma mesa ou pedra coloque a farinha formando um montanha, no centro coloque os ovos, o óleo, o açúcar e a pitada de sal.

Trabalhe energicamente até obter uma massa elástica e não muito dura.

Faça tiras finas de 3 ou 4 cm de diâmetro(o mesmo processo que se faz para o gnocchi, só que mais fino), com uma faca corte tantas bolinhas e procure manter o tamanho igual, é importante que não fique muito grande porque ao fritar as bolinhas crescerão um pouco.

E' preferível não terminar de fazer todos os cecamarini antes de iniciar a fritura para evitar que a massa endureça. A ideia é fritar aos poucos, por isso esta é uma receita para fazer em companhia, quem sabe junto com as crianças, eles darão forma às bolinhas enquanto você frita.

Quando dourarem, tire com o auxilio de uma espumadeira, coloque em um prato com papel absorvente.

Dissolva o mel em banhomaria e depois derrame sobre as bolinhas de cecamarini, em seguida os arrume sobre folhas de limão formando porções individuais ou sobre forminhas de papel.

Este doce deve ser conservado em temperatura ambiente e não na geladeira, é uma delicia um dia depois, quer dizer, :) se sobrar alguma bolinha...:)
 
www.meiroca.com

Nenhum comentário: