terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Veneza se manifesta contra a presença de grandes navios


    Veneza - O protesto da Comissão contra o trânsito de navios de cruzeiro na bacia de San Marco chega ao Carnaval de Veneza, com uma faixa exposta ontem no parapeito da Basílica de São Marcos, enquanto na praça acontecia o tradicional "Voo do anjo", que marca o início da festa.

      Essa briga é antiga. Os venezianos afirmam que os navios de cruzeiro poluem suas águas e representam um perigo para as embarcações e edifícios em seus canais. No ano passado, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) pediu ao governo italiano para restringir o acesso dos grandes navios pelos riscos que estes representam aos locais que são Patrimônio Mundial, em particular a laguna de Veneza e a bacia de São Marcos.

      No entanto, em setembro de 2012 o Comitê Cruice Venice afirmou que estudos comprovam não haver incompatibilidade entre os navios de cruzeiro e Veneza. E assim o impasse continua.

      A faixa de oito metros de comprimento com as palavras "Não aos grandes navios", enquanto a dama do Carnaval local iniciava sua descida do campanário ligada a cabos de aço, permaneceu exposta por cerca de uma hora. 


www.italianos.it

Nenhum comentário: