quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dieta mediterrânea, um santo remédio para a saúde

Quem se alimenta com comidas típicas da dieta mediterrânea tem um risco 30% menor de vir a ter doenças cardiovasculares, principalmente AVC. É o que atesta uma pesquisa espanhola realizada no Hospital Clinic de Barcelona com 7.500 pessoas e publicada no New England Journal of Medicine

      Este estudo confirma os resultados já demonstrados em pesquisas anteriores, mas com uma diferença importante: ''Trata-se de um estudo mais amplo, claro e evidente para investigar o tipo de proteção exercido sobre o sistema cardiovascular pelos alimentos típicos da dieta mediterrânea'', explicou Remon Estruch, que comandou o estudo.

      ''Analisamos os efeitos sobre uma amostra ampliada e variada, que incluiu idosos também em tratamento para o controle do colesterol e da hipertensão, e portanto em risco elevado de sofrer doenças cardiovasculares, principalmente derrame'' especifica Estruch.

      Todas as pessoas envolvidas seguiram indicações distintas sobre quais alimentos consumir e os pesquisadores monitoraram os efeitos durante cinco anos.

      No estudo, quem se alimentou com fartas quantidades de azeite ou nozes, registrou um risco 30% menor de apresentar problemas cardiovasculares do que aqueles que seguiram uma dieta de baixas calorias.

      Os melhores alimentos mediterrâneos incluem grandes porções de frutas, verduras, pescado, frango, feijão, molho de tomate e saladas, mas também um copo de vinho e pequenas quantidades diárias de doces de forno ou produtos de confeitaria. 


www.italianos.it

Nenhum comentário: