quarta-feira, 20 de março de 2013

Após saudações, Papa passa dedo na testa em sinal de esforço

Cidade do Vaticano - O papa Francisco demorou cerca de uma hora e meia para cumprimentar as 132 delegações estrangeiras que compareceram hoje ao Vaticano para assistir à missa que inaugurou seu Pontificado. Ao fim das saudações, Francisco passou um dedo pela testa, em sinal de esforço por uma missão cumprida.
  
A primeira chefe de Estado e de Governo que recebeu os cumprimentos do Papa foi a argentina Cristina Kirchner, presidente de seu país natal e com quem o Pontífice já teve divergências.
  
A brasileira Dilma Rousseff também foi saudada pelo Papa. Os dois apertaram as mãos, sorriram e trocaram palavras de agradecimento.
  
Também cumprimentaram Francisco a chanceler alemã, Angela Merkel; o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe; o presidente do Equador, Rafael Correa; o presidente do Chile; Sebastián Piñera; o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti; o presidente italiano, Giorgio Napolitano; entre outros.
  
Durante os cumprimentos, o Pontífice, de 76 anos, não demonstrou sinais de cansaço e apenas pediu alguns copos de água. Ele permaneceu de pé por cerca de duas horas.
  
Na missa inaugural de seu Pontificado, realizada na manhã desta terça-feira, o papa Francisco dedicou a homilia ao patrono da Igreja Católica, São José, e pediu para que as pessoas presentes sejam "custódios da criação, do desígnio de Deus".
  
"Sejamos custódios da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente. Não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo. Devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida, então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura", defendeu Francisco. 



www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: