sábado, 9 de março de 2013

Italianos de malas prontas


Como nos tempos retratados em muitos filmes do neorrealismo, na Itália ressurgem os emigrantes, que se mudavam para a Alemanha, país que em muitos desses filmes era a meta desejada por milhões de italianos, que cruzavam os Alpes em busca de fortuna e de um futuro.

      Diferentes fontes confirmaram nos últimos meses o aumento dos fluxos migratórios da Itália (especialmente da região sul da península) para Berlim e outras cidades da Alemanha.

      A razão para este novo fenômeno é muito clara: é a recessão na Itália, um país que nos anos difíceis do pós-guerra conheceu de perto o drama da emigração.

      Os dados foram destacados pela organização Caritas durante a viagem recente do presidente italiano Giorgio Napolitano a Berlim.

      Sem sombra de dúvida, diz o relatório, é uma emigração muito mais limitada e menos dura do que aquela que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, mas os riscos são muitos, mesmo para esta pequena leva de emigrantes, opinaram os especialistas da Caritas. 

      Eles estão expostos a pragas modernas típicas, como o trabalho precário e a marginalização, tanto em termos profissionais como sobre o tipo de moradia em que muitos vivem.

      Outro aspecto da crise italiana é o número crescente de imigrantes, muitos dos quais vindos da América Latina, que chegaram à Itália há algum tempo e agora estão deixando o país, retornando às suas casas justamente por causa da crise.

      Segundo dados não oficiais, nos últimos meses cerca de 700 mil estrangeiros voltaram para seus países de origem. 


www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: