sábado, 9 de março de 2013

Telecomando em latim no Conclave

Roma - O telecomando para votar nas Congregações Gerais dos cardeais, visando ao Conclave, tem suas indicações em latim: "placet", "abstineo", "non placet", "confirmo", "deleo". Essa predominância do latim aparece na sala nova do Sínodo, o salão Nervi, onde os cardeais se reúnem e onde as votações são feitas com um sistema eletrônico moderno e eficiente.

      Para as votações na Capela Sistina se respeitará a tradição e as regras estabelecidas pela Constituição Apostólica "Universi Dominic Gregis", com as costumeiras fichas de papel o nome do candidato a futuro Pontífice será escrito com caneta.

      Estas fichas serão contadas e recontadas, antes de serem queimadas na estufa para a clássica "fumata". Em contrapartida, a tecnologia prima na sala nova do Sínodo: um micro display permite que os cardeais acionem um "telecomando" e visualizem as principais informações que se seguem com um sistema de setas.
      Para as votações, simples ou múltiplas, se devem usar teclas alfanuméricas.

      Quando se vota uma moção simples, os cardeais podem usar quatro teclas: "placet", "abstineo", "no placet" e "placet iuxta modum", esta última no caso de aceitar com reservas. Depois de feita a opção, o cardeal deve pressionar o verde "confirmo". Em caso de erro, ele pode mudar a escolha pressionando o botão vermelho "Deleo". Em todos os casos, para concluir, ele precisa confirmar com o botão verde.

      A possibilidade de corrigir a própria votação está aberta até o presidente da assembleia decidir que o tempo acabou.

      Se o voto for entre várias moções, os cardeais podem usar as teclas com os números e depois clicar "confirmo". No caso de um voto não válido, é possível corrigir com "Deleo" e depois reconfirmar. 


www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: