quarta-feira, 13 de março de 2013

Páscoa "soul" nas Grutas de Castellana


  Por Silvia Gasparetto

grotte castellana_Auree Concrezioni_fotoGuglielmi13.jpg      O sagrado e o profano. A atmosfera mágica e a adrenalina de descer sob a terra. O silêncio, a ciência e a oração. Experiências interessantes para espeleólogos aspirantes, devotos ou não, que serão oferecidas nas próximas semanas nas Grutas de Castellana, o coração cársico da Puglia, que primeiro se tornarão o set para uma sugestiva Via Crucis em 9 de março, e depois o cenário para o som gospel do Wanted Chorus, que oferecerá sua versão da Paixão de Cristo no centro da terra, no Domingo de Ramos.

      A etapa das Grutas, um sistema de cavernas que se estende por cerca de 3 km a uma profundidade média de 70 metros, descoberto há 75 anos pelo espeleólogo Lodi Franco Anelli, cabe facilmente na visita dos trulli e das antigas fazendas entre as Murgie e Valle d'Itria, que tem entre seus principais centros Alberobello, Martinafranca e Putignano, a cerca de 40 km de Bari. A poucos passos do centro urbano está o grandioso complexo de cavernas, entre os mais famosos da Itália e de renome internacional.

      Além das visitações tradicionais e dos muitos eventos realizados ao longo do ano (como Hell in the cave, espetáculo que repropõe o Inferno de Dante, festival de cinema subterrâneo), o acesso principal da caverna da Grave, a catedral natural construída graças a um colapso no fluxo incessante de rios subterrâneos entre as rochas, a única a receber a luz externa mediante uma claraboia natural, este ano receberá dois dos momentos mais significativos da Quaresma católica.
      
O primeiro é o da Via Crucis, organizado por jovens católicos, que terá como última etapa a reevocação da "descida aos infernos de Cristo", conduzida pelo bispo, Monsenhor Padovano, e acompanhada por uma lâmpada carregada por um espeleólogo do grupo Puglia Grotte.
 
      O segundo evento será no domingo, 24 de março, faltando uma semana para a Páscoa, com o concerto PassionchrisT - Retrato de uma história (com dois espetáculos às 18h e às 21h.

      Em 2011 foram descobertas novas cavernas, cavidades cársicas no centro de Castellana, por enquanto abertas apenas para estudos científicos dos espeleólogos, mas no futuro poderiam ser abertas aos turistas e se tornar parte do complexo.
 
      Até lá, as visitas às grutas preveem, para aqueles que não desejam participar dos dois momentos "sagrados", os clássicos percursos "profanos", ambos com o apoio de um guia. Aquele mais curto, de cerca 1 km, até a Caverna do Precipício, com duração de 50 minutos; e aquele completo até a Gruta Branca, de cerca 3 km e uma duração de 2 horas através cavernas e túneis que escondem magníficas estalactites e estalagmites (todas com nomes mitológicos como os Ciclopes, no coração da Grave), mas também preciosas colunas de alabastro.
 
www.italianos.it

Nenhum comentário: