terça-feira, 26 de março de 2013

Receitas italianas para a Páscoa: o pão doce de Sarsina



Sarsina, é uma pequena cidade da região da Emilia-Romagna na provincia de Forlì-Cesena, muito famosa por ser a cidade natal do autor latino Tito Maccio Plauto, mas para nós a importância dela é por ter criado a “pagnotta”, uma das receitas típicas da páscoa mais famosas da região. 

Ingredientes: 2 kg de farinha, 1 kg de massa de pão fermentada, 700 gr de áçucar, 150 gr de banha de porco, 10 ovos, 3 limões ralados (a casca), 1 colher de levedo de cerveja, uva passa, 2 colheres de essencia de baunilha, sal a gosto.

Modo de preparo: Colocar a farinha numa superficie lisa de foma a deixar um buraco no meio, colocar os outros ingredientes, um de cada vez, e trabalhar a massa com as mãos, até obter uma massa lisa, depois dar a forma de cúpula e deixar fermentar por algumas horas coberta por um pano. Antigamente para fermentar a massa era comum colocá-la embaixo dos lençois e depois em cima das brasas de um aquecedor pequeno que era chamado de ‘prete’ (padre). Quando a massa tiver fermentado, transferir para uma assadeira, passar um pincel banhado com ovo batido e fazer uma cruz com uma faca. Colocar no forno à temperatura de 200° por cerca de uma hora ou até que se forme uma casca crocante e dourada.

http://www.blogbelavida.com

Nenhum comentário: