quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mais de 5% dos menores trabalham na Itália

Uma pesquisa revela que uma em cada vinte crianças trabalham

Trabalho infantil na Itália (foto: ANSA)
Trabalho infantil na Itália (foto: ANSA)

Roma - Uma pesquisa divulgada hoje revela que na Itália 5,2% dos menores entre 7 a 15 anos já trabalham. O estudo foi realizado pela Associação italiana Bruno Trentin e pela organização Save the Children na véspera do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

    A pesquisa mostra que na Itália um em cada vinte menores de 16 anos trabalha. Cerca de 260 mil pré-adolescentes são "obrigados" a trabalhar, 30 mil entre 14-15 anos vivem em risco de exploração com um trabalho perigoso para a sua saúde, segurança ou integridade moral.

    Na Itália, 0,3% das crianças com menos de 11 anos já trabalham, 3% entre 11-13 anos e 18,4% entre 14-15 anos, idade da passagem do ensino fundamental para o médio, período na qual a Itália apresenta uma das maiores taxas europeias de evasão escolar, 18,2% frente a uma média da União Europeia(UE) de 15%.

    Segundo o estudo, 46% dos menores entre 14-15 anos que trabalham são meninas.

    O espaço familiar é o local na qual se realiza a maior parte das atividades, 41% dos menores trabalham nas micro-empresas da família.

    Entre os principais trabalhos realizados pelos menores, 18,7% estão na área de bares, restaurantes, e afins, 14,7% na área de vendas ambulantes, 13,6% em trabalhos agrícolas, revela a pesquisa.

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: