segunda-feira, 8 de julho de 2013

Papa joga flores ao mar em Lampedusa pelos imigrantes mortos

Francisco jogou flores brancas e amarelas no mar de Lampedusa.
Pontífice também vai rezar uma missa no campo de esportes 'Arena'.

Do G1, em São Paulo
 
Papa Francisco no barco da Guarda Costeira em sua chegada à ilha de Lampedusa nesta segunda-feira (8) (Foto: Gregorio Borgia/ AP) 
Papa Francisco no barco da Guarda Costeira em sua chegada à ilha de Lampedusa nesta segunda-feira (8) (Foto: Gregorio Borgia/ AP)
 
O Papa Francisco jogou nesta segunda-feira (8) uma coroa de flores no mar de Lampedusa, a ilha italiana mais meridional e próxima à África, em memória dos imigrantes ilegais que perderam a vida nas travessias, quando buscavam um futuro melhor na Europa.

Francisco, argentino filho de emigrantes italianos e grande defensor dos pobres e desfavorecidos, condenou a "globalização de indiferença" diante do drama da imigração ilegal.

"Perdemos o senso de responsabilidade fraternal", afirmou o pontífice durante a missa celebrada no pequeno estádio da ilha, porta de entrada na Europa para milhares de pessoas que sonham com uma vida melhor.

"A cultura do bem-estar (...) nos torna insensíveis aos gritos dos demais, nos faz viver em uma bolha de sabão, bela, mas vazia", disse.

"Aos imigrantes que morreram no mar, em barcos que ao invés de um caminho de esperança se transformaram em caminho de morte", Francisco pediu perdão.

'Senhor, com esta liturgia, que é uma liturgia de penitência, pedimos perdão pela indiferença de irmãos e irmãs, pedimos perdão por termos nos acomodado, por termos nos fechado em nosso bem-estar que anestesia o coração", disse.

O pontífice também pediu perdão para "aqueles que com suas decisões a nível mundial criaram situações que levam a estes dramas", completou.

Na homilia, o Papa também condenou o "tráfico de pessoas que exploram a pobreza".

"Acabo de ouvir um deles, como sofreu com traficantes de seres humanos que exploram a pobreza. Alguns deles não conseguiram sequer chegar", comentou.

A visita do Papa à ilha italiana, conhecida por receber a cada ano milhares de imigrantes ilegais que atravessam o mar em barcos improvisados, foi organizada em um dos meses no qual o fenômeno se intensifica com as boas condições do mar.

De acordo com estimativas, nos últimos 20 anos 25 mil imigrantes morreram na viagem até a ilha.

Flores brancas e amarelas jogadas no mar pelo Papa Francisco (Foto: Gregorio Borgia/ AP) 
Flores brancas e amarelas jogadas no mar pelo Papa Francisco (Foto: Gregorio Borgia/ AP)
 
 
 Mais
 
 

Nenhum comentário: