quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mapa virtual em 3D mostra interior da Torre de Pisa

   Torre de Pisa (foto: ANSA)
Torre de Pisa (foto: ANSA)
 
Roma - Cientistas conseguem realizar o primeiro mapa em 3D do interior da Torre de Pisa que permite de forma virtual explorar a complexa arquitetura interior do monumento italiano.

    O mapa é resultado da colaboração entre o grupo italiano da Escola Superior Sant'Anna de Pisa e o Conselho Nacional de Pesquisa Australiano (Csiro, sigla em inglês).

    Mapas deste tipo permitem construir "uma memória dos monumentos, útil para organizar intervenções de restauração, ou para reconstruir fielmente o local no caso de danos catastróficos devido a desastres naturais como incêndios ou terremotos", declarou Franco Tecchia, do Instituto de Tecnologias da Comunicação, da Informação e da Percepção (TeCIP) da Escola Superior Sant'Anna.

    "Foram necessários apenas 20 minutos para escanear por completo o interior do edifício", acrescentou ele.

    A medida foi concretizada graças a uma nova técnica a laser chamada 'Zabedee' e desenvolvida pelo Csiro", usada até hoje na Austrália para obter mapas de mineiras e grutas sedes de antigas moradias humanas, a técnica teve sua prova de funcionamento com o trabalho realizado na Torre de Pisa


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: