sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mau tempo interrompe buscas de corpos por mergulhadores na Itália



Naufrágio de barco com africanos matou ao menos 111 na costa da Sicília.
Barco com cerca de 500 a bordo virou perto da ilha de Lampedusa.

Do G1, em São Paulo
 

Imagem de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira mostra o resgate de uma vítima sobrevivente do barco que naufragou (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP) 
Imagem de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira mostra o resgate de uma vítima sobrevivente do barco que naufragou (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP)
 
 
O trabalho dos mergulhadores que buscam corpos entre os restos da embarcação que naufragou ontem próximo da ilha de Lampedusa, na Itália, com cerca de 500 imigrantes a bordo, foi suspenso nesta sexta-feira (4) devido às condições ruins do mar, informou a Guarda Litorânea.

Os megulhadores permanecem na zona do naufrágio para recomeçar as buscas assim que o tempo permitir.

Segundo o ministro do Interior, Angelino Alfano, 111 corpos foram recuperados. No entanto, muitos corpos foram localizados ontem pelas equipes de resgate presos nos restos da embarcação e no casco, a maioria mulheres e crianças. Segundo a agência de notícias Reuters, mais de 200 pessoas estão desaparecidas.

Nesta sexta-feira também foram divulgadas imagens de um vídeo feito pela Guarda Costeira da Itália mostrando o resgate de alguns sobreviventes do naufrágio. (veja no vídeo acima)

Mapa naufrágio lampedusa (Foto: Arte/G1)
O barco se encontra a 47 metros e de profundidade e próximo do litoral de Lampedusa. Às 18h locais (13h de Brasília) será realizada uma missa em uma igreja da ilha pela alma dos mortos na tragédia.

Um hangar da força aérea italiana em Lampedusa se transformou em um improvisado cemitério, para onde são levadas a maioria dos corpos resgatados do mar, entre eles o de quatro crianças.

O número de sobreviventes do naufrágio é 155, segundo anunciou nesta sexta o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Segundo o testemunho de alguns dos sobreviventes, a embarcação, que iniciou a travessia no litoral da Líbia, pegou fogo e acabou virando, por isso os imigrantes africanos caíram ao mar e alguns ficando presos na estrutura do barco.

Um dos sobreviventes disse ao jornal "Corriere della Sera" que três embarcações avistaram o barco e que nada fizeram.

 O fogo pôde ter se originado por um curto-circuito, mas é possível também que os próprios imigrantes tenha acendido uma chama para serem localizados, já que não puderam entrar em contato com os serviços de resgate.

A Itália declarou um dia de luto nesta sexta-feira, e escolas farão um minuto de silêncio em memória das vítimas, mortas um dia depois de outras 13 pessoas terem se afogado em um incidente separado também em frente à costa da Sicília.

Com a nova tragédia, pela qual a Itália vive atualmente uma jornada de luto nacional, Lampedusa, que é considerada uma das portas de acesso da Europa, voltou a ser testemunha de uma travessia frustrada para aqueles que buscam no velho continente um futuro melhor fugindo dos conflitos e da crises na África.
Imagem mostra resgate de sobrevivente de naufrágio na Itália (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP) 
Imagem mostra resgate de sobrevivente de naufrágio na Itália 
(Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP)
 
Imagem de um vídeo divulgaod pela Guarda Costeira mostra um salva-vidas pulando no mar para recuperar os sobreviventes do navio  (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP) 
Imagem de um vídeo divulgaod pela Guarda Costeira mostra um salva-vidas pulando no mar para recuperar os sobreviventes do navio (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP)

Nenhum comentário: