quinta-feira, 3 de outubro de 2013

'Venha contar os mortos comigo', diz prefeita de Lampedusa a Letta

  Equipes resgatam sobreviventes de naufrágio (foto: ANSA)
Equipes resgatam sobreviventes de naufrágio (foto: ANSA)
 
Palermo - A prefeita de Lampedusa, Giusi Nicolini, pediu para o primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, dirigir-se à ilha para "contar os mortos" provocados nesta quinta-feira (3) pelo naufrágio de uma embarcação com 500 imigrantes africanos ilegais.

    "Venha contar os mortos comigo", escreveu a prefeita em um telegrama ao premier. Nicolini há anos tenta chamar a atenção das autoridades ao problema dos naufrágios em Lampedusa. Em entrevista à ANSA por telefone, a prefeita relatou que a cena desta quinta-feira "é um horror". "Não terminam nunca de descarregar mais corpos. Venham ver. É uma cena impressionante", contou a prefeita, chorando.

"Não posso deixar de expressar a miopia da Europa, que insiste em olhar só para o outro lado. Os imigrantes chegam à nossa ilha há anos e continuarão fazendo isso por muito tempo. Se as instituições não intervierem imediatamente, serão, inevitavelmente, cúmplices desse absurdo e vergonhoso massacre", criticou.

    Nicolini também desferiu críticas à lei italiana "Bossi-Fini", que regula os casos de imigração no país. Em vigor desde julho de 2002, a lei prevê, entre outras coisas, punição aos que favorecem a imigração clandestina e o envio de pessoas indocumentadas a centros de acolhimento temporário.

    "A Itália tem leis desumanas. Três barcos pesqueiros foram embora do local da tragédia porque o nosso país processa os pescadores que salvam vidas humanas, acusando-os de favorecer a imigração clandestina", afirmou Nicolini. "O governo deve anular imediatamente essa normativa", acrescentou


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: