terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Imigrantes serão transferidos de Lampedusa

Deputado Khalid Chaouki em protesto no centro de acolhimento de Lampedusa (foto: ANSA)
Deputado Khalid Chaouki em protesto no centro de acolhimento de Lampedusa (foto: ANSA)
 
 
Palermo - Um primeiro grupo de 100 refugiados, entre os 219 presentes no centro de acolhimento de imigrantes na ilha de Lampedusa, no sul da Itália, está sendo transferido para a cidade de Palermo. Ainda hoje, 24, um segundo grupo também deverá deixar as instalações.

   O deputado do Partido Democrático (PD), Khalid Chaouki, está a 48 horas no centro em protesto contra a forma como o local está sendo utilizado. "A transferência dos mais de 200 imigrantes do centro de acolhimento de Lampedusa para instalações mais adequadas não pode mais ser adiado", declarou o deputado. "Eu não sairei daqui enquanto o centro não volte a desempenhar o seu papel designado pelos tratados internacionais: o de ser um local temporário, onde a permanência não pode exceder 96 horas", afirmou.

   Na semana passada, um vídeo divulgado pelo telejornal italiano Tg2 causou polêmica ao mostrar imigrantes do centro de acolhimento passando por um processo de desinfecção contra a sarna. Eles estavam nus - apesar do frio - sob os olhos de todos e, com os braços abertos, recebiam o medicamento através de uma mangueira.

   Após a divulgação das imagens, o governo italiano decretou que iria reincidir o contrato com a empresa que gerencia o local. Apesar do anúncio, o Ministério do Interior ainda não providenciou a rescisão.


www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: