quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Matteo Renzi diz que não trocará 'linha de governo'

Roma - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, declarou hoje (07) que "não mudará sua linha de governo", mesmo com os resultados econômicos do último trimestre terem ficado negativos.

"A linha não se muda e a queda do PIB não deve ser vista como uma rejeição. Será necessário trabalhar mais e transformar esse número em oportunidade para acelerar as reformas", disse o premier em entrevista ao Messaggero.<

O primeiro-ministro ainda ressaltou que os italianos podem deixar de confiar no Executivo, "mas eles não podem nos acusar de falta de clareza". A aposta de Renzi é mudar as regras do jogo, da Constituição à lei eleitoral. Ele ainda afirmou que continuará com a política de privatizações de empresas estatais, "mas sem a pressa com que seria preciso realizar", pois "esse não é o momento de vender".

Renzi tem como principal bandeira as reformas em diversas áreas da política italiana. Chamado de programa "Mil Dias", ele é dividido em 10 propostas, das quais cinco possuem caráter político: reformar a constituição para acabar com o bicameralismo paritário; criar uma nova lei eleitoral que estabeleça um vencedor claro ao fim de cada pleito; aumentar a voz da Itália em questões internacionais; refletir sobre o papel das escolas; e reduzir as despesas públicas.

As outras cinco ideias, segundo Renzi, possuem um perfil "administrativo". Elas incluem reformas trabalhista, fiscal, judiciária e da administração pública, além de um pacote de investimentos em infraestrutura, energia e redes digitais. (ANSA)

www.ansa.it

Nenhum comentário: