quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Renzi e Berlusconi debatem sobre projeto de lei eleitoral

Roma - O primeiro-ministro italiano e líder do Partido Democrático (PD), Matteo Renzi, se reuniu nesta quarta-feira (06) com o líder do Forza Italia (FI), Silvio Berlusconi, para discutir mudanças na lei eleitoral proposta por Renzi.

Segundo Lorenzo Guerini, vice-secretário do PD, o encontro mostrou que "as possibilidades de mudanças serão objeto de um amplo debate" e que o "encontro foi positivo". "Continuaremos a usar o sistema estabelecido e poderá haver modificações sobre ele. Estamos abertos às opiniões de todas as forças políticas", disse o representante.

Guerini ressaltou que o maior ponto de debate foi sobre "o sistema de premiação da maioria eleita", mas que acredita "que há condições para chegarmos a um acordo". O vice-secretário ainda ressaltou que o acordo "sairá em poucas semanas". O representante ainda confirmou que o pacto entre os partidos está mantido e a lei está blindada.

Segundo fontes ligadas à Berlusconi, essas discussões em pontos da lei, são para não dar a impressão de que o FI, partido de oposição, aceitará todo o projeto sem discutir nenhum ponto.

Porém, como Renzi tem pressa em aprovar essas mudanças, ele terá que fazer um esforço máximo para encontrar um ponto de equilíbrio como todos os representantes de partidos.

No projeto da legenda do primeiro-ministro, que é fruto de um acordo com o Forza Italia, de Berlusconi, a sigla ou coalizão que sair vencedora em um eventual pleito - desde que alcance 37% das cadeiras na Câmara - irá faturar automaticamente mais 15% dos assentos. Caso ninguém supere esse patamar, será realizado um segundo turno entre os dois partidos mais votados para definir quem terá direito ao "bônus". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: