sábado, 2 de agosto de 2014

Renzi apoia plano do Egito para paz em Gaza

Cairo - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o presidente do Egito, Abdal Fattah al Sisi, tiveram uma reunião neste sábado (02) no Cairo e fizeram um apelo para o fim dos confrontos entre Israel e a Faixa de Gaza.

    "Queremos fazer um apelo para um cessar-fogo em Gaza. A Itália apoia a proposta egípcia para a resolução da crise porque é a única possibilidade", disse Renzi. Já al Sisi, fez uma apelo "como meus outros colegas mundiais pela libertação imediata do soldado israelense sequestrado".

    Ainda de acordo com al Sisi, "a iniciativa egípcia ainda está de pé e é a ideal para resolver a crise em Gaza" e que "estamos fazendo muitos esforços com todas as partes" para atingir a paz.

    Os dois líderes também conversaram sobre outra crise que preocupa muito: os constantes confrontos na Líbia. "Falamos sobre a situação na Líbia que devemos enfrentar rapidamente. A comunidade internacional e a União Europeia tem uma responsabilidade moral no caso. E também neste ponto entráramos em um acordo", falou Renzi sem dar detalhes sobre qual é o plano.

    Al Sisi também falou sobre as dificuldades em enfrentar a imigração, fenômeno que atinge fortemente os dois países. "As pessoas imigram para melhorar as próprias condições de vida ou para buscar trabalho. Criar postos de trabalhos e desenvolvimento nos países de onde partem os imigrantes vai fazer parecer pouco conveniente atravessar o mar e arriscar a vida. Nesse ponto pode ser a chave para enfrentar também o terrorismo, que cresce muito onde tem pobreza", comentou o presidente egípcio.

    O primeiro-ministro italiano também fez um convite formal para que o presidente egípcio para uma visita à Itália "como chefe de Estado". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: