quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Século XIV é tema de festival na cidade de Trentino

Trentino - Entre os dias 9 a 17 de agosto, na vila de Canale di Tenno, em Trentino, é realizado o "Rustico Medioevo" (www.rusticomedioevo.com), um dos festivais mais antigos da Itália.

    Em sua 28ª edição, o objetivo é celebrar a cultura e as tradições culinárias do século XIV. Por nove dias, através de espetáculos dos mais variados tipos e muita comida, os visitantes podem entrar na atmosfera da época. Toda a vila trentina, ao longo de uma estrada panorâmica que vai de Riva Del Garda até Ballino, é decorada com ornamentos que remontam o chamado "Trecento". Além da decoração, os visitantes irão ver de perto contadores de histórias, bobos da corte e figurantes, vestidos a caráter, que anunciam a cada dia os horários das apresentações e recriam a antiga atmosfera.

    As tabernas e restaurantes oferecem um rico menu a base de polenta, salsicha e o ótimo vinho a uva Muller Thurgau, além de pratos típicos da região, como o fasoi e o peverà, permitindo aos visitantes entrar totalmente no espírito medieval. Também são realizados torneios, como o das sacadas e janelas floridas mais bonitas, as tortas mais convidativas e aos melhores estandes de arte, espalhados pela vila medieval, que permanece intacto entre os montes de Trentino.

    Na região, além de Canale di Tenno, que conta com algumas dezenas de casas de madeira e pedra, com cercas e pergolados ornados com belas plantas, os turistas podem visitar as vilas de Sant'Antonio, Calvola e Pastoedo e Tenno. Esta, uma pequena vila, abandonada após a 2ª Guerra Mundial, repovoada nos anos 70 pelos habitantes da região, que vivem por cultivar a cultura e o artesanato.

    Prova disso é a Casa dos Artistas, uma instituição gerida pela comunidade de Tenno, Riva e Arco, que organiza mostras, seminários e cursos para estudantes de arte. Com o tempo, o local tornou-se um ponto de referência para pesquisas.

    Além da arte, a região atrai turistas pelas belezas naturais. Um dos pontos principais é lago de Tenno, considerado um dos espelhos d'água mais limpos da Itália. Além disso, o turista poderá conhecer a cascata Del Varone, que inspirou o escritor alemão Thomas Mann em uma de suas principais obras, "A Montanha Encantada". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: