sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sophia Loren, diva do cinema italiano, faz 80 anos

Roma - A atriz Sophia Loren, a rainha do cinema italiano, completa 80 anos amanhã (20), com sua vida transformada em lenda e uma carreira cinematográfica fascinante.

    Para a atriz italiana, que ganhou um lugar entre as 25 estrelas mais brilhantes de Hollywood, será sem duvida "um dia muito especial".

    Loren começou nas páginas das fotonovelas até vencer o prêmio de Miss Elegância criado para ela no concurso de Miss Itália de 1950 e ser descoberta pelo produtor Carlo Ponti que a fez assinar um contrato de exclusividade.

    A partir deste momento a atriz começa a realizar pequenas participações em filmes de época como "Noites de Cleópatra" e depois de sete anos veio a fama internacional, primeiro com o nome Sofia Lazzaro, e depois como Sophia Loren.

    O primeiro filme que lhe traz sucesso foi "Carosello Napoletano" de Ettore Giannini (1954), depois atuou com o famoso comediante Totó em "Tempi nostri", e em seguida realizou o seu primeiro filme com o seu mestre o cineasta Vittorio De Sica, em "L'oro di Napoli' e com seu par inseparável, o Marcello Mastroianni em "Peccato che sia una canaglia".

    Depois de se tornar uma diva Itália chegou a hora de se projetar internacionalmente, e acompanhada de Carlo Ponti, com quem vivia, apesar dele ser casado e não poder se divorciar por causa da lei italiana da época, foi para Hollywood, onde atuou ao lado de Cary Grant, Frank Sinatra, John Wayne, William Holden, Tony Perkins e até Marlon Brando.

    Depois da consagração mundial volta para a Itália onde reencontra De Sica, que a levou ao Oscar pelo filme "Duas Mulheres" (1962), e Mastroianni, com quem formou um dos casais mais famosos do cinema que atuou em 15 filmes.

    Loren recebeu vários prêmios durante sua carreira, entre eles em, 1991 o Oscar por sua carreira, seis David di Donatello, o Urso de ouro em 1994, e o Leão de Ouro por sua carreira em 1998.

    Ela entrou no livro dos recordes em 2009 por ser a atriz italiana mais premiada da história.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: