sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Itália volta a registrar forte migração interna

Cesena, na Emilia-Romana: região atrai por serviços públicos de qualidade (foto

Roma - A Itália voltou a ser um país com forte migração interna: mais de um milhão e meio de pessoas mudaram de região em 2012, informou um relatório feito pelo Instituto de Estudos sobre as Sociedades no Mediterrâneo, ligado Conselho Nacional de Pesquisas (CNR).

Movimento parecido foi visto na segunda metade do século XX, mas dessa vez, as áreas que mais recebem esse fluxo de pessoas são Emilia-Romana e Trentino. No século passado, Piemonte e Lombardia lideravam nessa estatística. Por outro lado, a região que mais perdeu moradores foi Campânia.

O relatório também evidenciou a altíssima mobilidade dos estrangeiros dentro da Itália, pois 250 mil deles trocaram de cidade em 2012. Além deles, as mulheres entre 50 e 64 anos são as que mais apresentam taxas de mobilidade. Depois delas, aparecessem os estudantes e os professores.

Outra evidência do estudo é a importância das políticas públicas nos novos locais de residência. A Emilia-Romana é considerada uma área privilegiada na criação de empregos e pela qualidade dos serviços públicos e privados que oferece. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: