sábado, 13 de dezembro de 2014

Curiosidades - Costumes e superstições no Natal italiano

São milhares e milenares os costumes e superstições do Natal italiano. Impossível citar todas mas, relacionei algumas delas, as mais comuns a várias regiões, e que, através de séculos, foram passadas para outras culturas e se tornaram "símbolo natalino", como o Azevinho.

São elas:
  • Não se come maçã - lembrança do pecado original
  • O Tortelli di Zucca se come na noite de Natal, após uma oração, concluída com o sinal da cruz e muitos beijos e abraços e auguri.
  • O uso, nas casas, do L´Agrifolio ou Azevinho, em guirlandas ou enfeites de galhos para, como diz a lenda dos saturnais romanos, as folhas usadas dentro do corpo eram protetoras.. O Azevinho é muito usado em outros países, em especial os países frios. Já tentei este hábito no Brasil e não consegui.
  • Em quase todas as regiões, o fogo deve estar sempre acesso na noite da Natal até o dia seguinte. Também é costume trocar de roupa, uma camisa velha por uma nova, por exemplo, para proteção contra as doenças.p>
  • Em algumas regiões na mesa do jantar da vigília so pode ter 13 variedades de comidas.Cada região que possui este costume tem seus próprios 13 pratos favoritos.
  • Outra tradição (desta senti falta no Brasil) - no almoço do dia de Natal, as crianças escreviam cartas para os pais e a colocavam embaixo do prato, se desculpando pelos "erros" cometidos durante o ano. Os pais então, liam, abraçavam, beijavam os filhos e davam dinheiro de presente para cada um deles.
Buon Natale a tutti!!

http://correiogourmand.com.br

Nenhum comentário: