quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Itália e Brasil estão empatados em ranking de corrupção

São Paulo - Brasil e Itália estão empatados na 69ª colocação no ranking da corrupção criado pela ONG Transparência Internacional e que foi divulgado nesta quarta-feira (03).

Em um total de 100 pontos, os dois países conquistaram menos da metade, com apenas 43. No ano passado, o Brasil tinha marcado 42 pontos e a Itália também tinha atingido 43. Pela metodologia da ONG, quanto mais próximo de 100, menos corrupta é uma nação.

Na liderança, pelo terceiro ano consecutivo, aparece a Dinamarca (92 pontos). Em segundo lugar, vem a Nova Zelândia (91), em terceiro está a Finlândia (89), em quarto, a Suécia (87) e em quinto, Noruega (86).

Já os países mais corruptos do mundo são a Somália (8) e a Coreia do Norte (8). Entre os que ficam no fim da classificação estão ainda: Sudão, no 173º lugar, o Afeganistão em 172º e o Sudão do Sul em 171º.

Na América do Sul, o Chile e o Uruguai foram considerados os menos corruptos e ambos dividem a 21ª colocação. A Venezuela foi classificada como a nação mais corrupta do continente, ficando na 161º colocação.

O ranking com o Índice de Percepção da Corrupção, criado em 1995, aponta a percepção que a comunidade internacional tem sobre a transparência de cada governo. Ele é feito com base em pesquisas internacionais de diversas entidades e ONGs que monitoram o setor político. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: