quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Partidos italianos não querem presidente 'técnico

Roma - A escolha de um novo presidente para a Itália está fazendo com que o primeiro-ministro, Matteo Renzi, promova uma série de encontros com os partidos políticos do país. Até o momento, o que se sabe desses encontros, é que todos estão mais inclinados a eleger um presidente político e não um técnico.

Quem fez a afirmação foi o ministro do Interior, Angelino Alfano, ao dizer que não seria escolhido um mandatário técnico. Diversos membros dos partidos que tiveram encontros com Renzi hoje (27), também afirmaram que essa é a opinião do premier.

Pela manhã, o líder do Partido Democrático (PD) teve encontro com alguns partidos e durante o resto do dia serão realizados encontros com o Movimento 5 Estrelas (M5S), de Beppe Grillo, e o Forza Italia (FI), de Silvio Berlusconi.

A ministra Stefania Giannini, que representou o Sc-Pi-Dc no encontro, afirmou que a posição do partido é para a "nomeação de um alto perfil e que a figura de um político é a garantia de ter algo nesse sentido".

Alfano, que representou o Nova Centro-Direita (NCD), saiu com o mesmo discurso. "De maneira muito clara nós pedimos que o próximo presidente da República seja um político que tenha militado nas instituições, tenha relacionamentos internacionais e seja um político. Não é hora de técnicos no governo", disse.

Já o representante da Liga Norte, Matteo Salvini, ironizou o encontro e disse que até sugeriu nomes. Porém, "na Itália, se você não é de esquerda, você não elege o chefe de Estado", finalizou. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: