terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Presidente italiano vai renunciar nas próximas horas, diz premiê


O presidente da Itália, Giorgio Napolitano (Foto:
Tony Gentile/Reuters)


Da Reuters - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, vai renunciar ao cargo “nas próximas horas”, disse nesta terça-feira (13) o primeiro-ministro do país, Matteo Renzi.

A renúncia abrirá um delicado processo político para a nomeação de um novo chefe de Estado.
“Eu gostaria que nós cumprimentássemos Napolitano, eu europeu comprometido que em algumas horas vai deixar seu posto, e que liderou a Itália com inteligência e sabedoria”, disse Renzi em um discurso ao Parlamento Europeu.
Rumores sobre a renúncia do presidente de 89 anos, já circulavam desde o fim de 2014. Ele aceitou relutantemente um segundo mandato em 2013, em um momento de crise política no país
Napolitano, que tem afirmado que não ficaria todos os sete anos do mandato, confidenciou a amigos que sofre de uma série de problemas relacionados à idade que tornam difícil para ele continuar no cargo, segundo o jornal “Corriere della Sera”.
Já o La “Repubblica” citou Emanuele Macaluso, um político aposentado e amigo próximo de Napolitano, para dizer que a decisão de renunciar "já está definida" e que o país não pode pedir para Napolitano "fazer mais sacrifícios".
Em abril de 2013, Napolitano aceitou pedidos de políticos para um inédito segundo mandato para tentar encerrar uma crise deixada por eleições divididas em fevereiro daquele ano.
Depois da eleição, ele trouxe alguma estabilidade política para a Itália ao indicar Enrico Letta, do Partido Democrático, de centro-esquerda, para formar um governo de ampla coalizão. Mas Letta renunciou em fevereiro, depois de perder batalha pela liderança de seu partido para o atual premiê, Matteo Renzi.

Nenhum comentário: