terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Para Renzi, vitória de Tsipras é uma 'mensagem de esperança'

Roma - O premier da Itália, Matteo Renzi, disse hoje, dia 3, após encontro com seu homólogo recém eleito da Grécia, Alexis Tsipras, em Roma, que a vitória da coalizão de extrema esquerda Syriza representa "uma mensagem de esperança para as gerações que querem mais atenção para aqueles que estão sofrendo com a crise".

    Renzi brincou dizendo que a chegada de Tsipras "é uma benção", pois agora ele não será mais considerado o líder mais progressista nas reuniões da União Europeia (UE). "Eu passei meu primeiro ano sendo considerado um esquerdista perigoso".

    Atualmente, Renzi é a principal voz contrária à austeridade dentro do bloco. O chefe do governo italiano vem tentando ser uma espécie de contraponto à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, adepta do rigor fiscal.

    O italiano também destacou suas similaridades com o grego.

    "Temos a mesma idade, ainda que venhamos de panoramas diferentes e pertençamos a famílias políticas diferentes, dividimos a mesma ideia ... de que a política pode mudar as coisas", apontou.

    Renzi ainda disse acreditar "fortemente" em um acordo entre a Grécia e as instituições europeias sobre a renegociação de seu dívida pública.

    Tsipras, líder do partido de extrema-esquerda Syriza, foi eleito com a promessa de reduzir a dívida pública do país, fazendo duras críticas às medidas de austeridade.

    A Coalizão de Esquerda Radical defende a renegociação da dívida bilionária com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

    Renzi, no entanto, destacou que a Grécia e a Itália precisam dar continuidade a "reformas estruturais".

    Em coletiva de imprensa, Tsipras destacou, por sua vez, que "uma mudança é necessária na Europa". "Nós precisamos colocar a coesão social e o crescimento no lugar de políticas de medo e incerteza". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: