segunda-feira, 23 de março de 2015

Típica na Itália, pajata voltará às mesas do país

Roma 0 Após quase 14 anos, voltará às mesas italianas a tradicional pajata, intestino de vaca ou de boi, proibida em 2001 devido aos surtos da doença da vaca louca (BSE) no país.

    A informação é da Confederação dos Agricultores da Itália (Coldiretti), que também anunciou que o comitê permanente de vegetais, animais e alimentação humana e animal da União Europeia votou a favor da modificação de um regulamento comunitário sobre as medidas de prevenção e controle da BSE.

    Para o presidente da Coldiretti, Roberto Moncalvo, a liberação da produção das pajatas é "um resultado importante para os consumidores, restaurantes, chefs, açougueiros e produtores pois, além de ter relevância no cenário gastronômico, [o alimento] tem efeitos econômicos com a valorização do trabalho italiano em um difícil momento de crise".

    A decisão foi festejada pela organização no Palazzo Rospigliosi, na província de Roma, com a preparação de uma "maxipajata". O alimento sempre foi bastante usado na capital italiana, por exemplo, no prato rigatoni com pajata.

    A liberação da UE leva em consideração que os últimos casos da doença da vaca louca na Itália foram registrados em 2009, graças a um rígido sistema de controle e a medidas de segurança postas em ação no país. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: