terça-feira, 5 de maio de 2015

Itália recebe 1.300 imigrantes e espera outros 1.500 nas próximas horas

Acompanhados por funcionário com uniforme de proteção contra doenças, migrantes africanos aguardam para desembarcar do navio de reboque Asso29 após serem resgatados do mar, em porto siciliano de Pozzallo, na Itália (Foto: Antonio Parrinello/Reuters)

Quase 1.300 dos mais de 5.800 imigrantes resgatados no fim de semana no Mediterrâneo desembarcaram nesta segunda-feira (4) na costa italiana e outros 1.500 devem chegar ao país nas próximas horas.

Um primeiro grupo de 873 imigrantes - incluindo 103 mulheres e 52 crianças - desembarcou no porto de Pozzallo, extremo sul da Sicília. Os imigrantes, essencialmente somalis e eritreus, serão levados, após a identificação, para centros de abrigo espalhados por todo o país, em Roma, Milão ou Nápoles.
Um segundo grupo de 400 pessoas - somalis, eritreus e sírios - chegou em uma embarcação da Guarda Costeira a Messina, norte da Sicília,
Dois barcos militares devem chegar ao país durante o dia com outros 1.500 imigrantes.
Mais de 5.800 pessoas foram resgatadas em várias operações no Mediterrâneo no fim de semana. Dez imigrantes foram encontrados mortos.
A Frontex, a agência europeia responsável por vigiar as fronteiras do espaço Schengen, anunciou uma intensificação das operações no Mediterrâneo depois do fim de semana de vários resgates.
"Trabalhamos para aumentar o número de barcos e de aviões. Solicitamos e recebemos a confirmação dos países europeus para enviar unidades", declarou à AFP Ewa Moncure, porta-voz da Frontex, que tem sede em Varsóvia.
www.g1.globo.com

Nenhum comentário: