segunda-feira, 15 de junho de 2015

Justiça suspende extradição de Pizzolato pela 3ª vez

São Paulo - O Conselho de Estado da Itália suspendeu nesta segunda-feira (15) a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do Mensalão, informou o jornal "O Estado de São Paulo".

Em audiência, os juízes aceitaram o pedido de e agendaram para o próximo dia 23 uma nova sessão para decidir, definitivamente, o futuro do ítalo-brasileiro. Na última sexta-feira (12), o mesmo órgão havia suspendido a extradição de Pizzolato pela segunda vez. A entidade é a segunda e última instância da Justiça administrativa italiana e é bastante utilizado no país para contestar decisões judiciais ou administrativas.

O governo italiano havia autorizado a repatriação de Pizzolato a partir de hoje, quando começaria a correr um prazo de 20 dias para as autoridades brasileiras buscarem o condenado.

Segundo a publicação, o advogado do condenado alegou que seu cliente seria enviado para a "ala de vulneráveis" do presídio da Papuda, em Brasília, e que isso feriria a legislação.

O ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de detenção por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Após a sentença, Pizzolato fugiu para a Itália onde foi preso por portar documentos falsos. Desde então, em fevereiro de 2014, o Brasil tenta extraditá-lo para que cumpra a pena no país. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: