quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Itália decide adiar por mais 15 dias extradição de Pizzolato para o Brasil

Ex-diretor do BB condenado no mensalão seria transferido nesta quarta.
Nesta terça, ele teve recurso contra extradição negado por corte europeia.

Do G1, em Brasília
A extradição para o Brasil do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi adiada por mais 15 dias por decisão do Ministério da Justiça italiano. A entrega de Pizzolato às autoridades brasileiras estava marcada para esta quarta-feira (7), depois que ele teve rejeitado um útlimo recurso na Corte Europeia de Direitos Humanos.
Pizzolato foi condenado no julgamento do mensalão do PT a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Mas, usando documentos do irmão morto, fugiu para a Itália a fim de evitar a prisão – ele tem cidadania italiana.
Em fevereiro do ano passado, foi preso. No último dia 22, o Conselho de Estado da Itália autorizou a extradição.
O governo brasileiro deverá ser comunicado oficialmente da decisão nesta quarta-feira (7). Nesta terça, a embaixada do Brasil em Roma recebeu a informação verbalmente, mas não há explicação sobre os motivos do adiamento.
Policiais federais brasileiros estão na Itália desde segunda-feira (5) à espera da entrega de Pizzolato pela Justiça italiana nesta quarta-feira (7). Ele seria levado de volta ao Brasil em um avião de carreira e, ao chegar ao aeroporto de Guarulhos, seria transferido para um avião da Polícia Federal, com destino a Brasília. O governo brasileiro deve mantê-lo preso na Penitenciária da Papuda.

Nenhum comentário: