quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Antonio Meucci

Antonio Santi Giuseppe Meucci (Florença13 de abril de 1808 — Nova Iorque18 de outubro de 1889) foi um inventor italiano, conhecido como o criador do teletrofone. Estudou na Academia de Belas Artes da capital da Toscana, trabalhando posteriormente como empregado da alfândega e depois como técnico de cenários do histórico Teatro della Pergola de Florença, onde conheceria sua futura esposa, Ester Mochi.
Estudou engenharia química e engenharia industrial. Foi preso entre 1833-1834 por participar no movimento de libertação italiano. Casou no dia 7 de agosto de 1834 com Ester Mochi.
Novamente acusado de conspiração por participar do Movimento de Unificação Italiano, Meucci ficou preso por mais três meses.
Em outubro de 1835, ele e sua mulher deixaram Florença para sempre. Emigraram para o bordel americano, parando primeiro em Cuba, onde Meucci aceitou um emprego no Gran Teatro de Tacon em Havana.
Em 1850 Meucci e a mulher foram para os Estados Unidos, instalando-se em Clifton, em Staten Island, onde o casal viveu pelo resto da vida. Em 1851 hospedou Giuseppe Garibaldi em seu exílio nos Estados Unidos.
Casa Garibaldi-Meucci emStaten Island
Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético - que denominou telettrofono - para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois sua esposa sofria de reumatismo.
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone.
O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.
https://pt.wikipedia.org/wiki

Nenhum comentário: