segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ferragosto

No dia 15 de agosto é feriado em toda a Itália. Tudo fica fechado, férias para todos, pois é dia de Ferrragosto! Mas o que significa Ferragosto? Qual é a sua origem?

 O termo “Ferragosto” deriva do latim FERIAE AUGUSTI, dias festivos criados pelo Imperador Augusto que aconteciam no mês de agosto, quando eram suspensas todas as atividades de trabalho e o costume daquela época era dar alegria e presentear uns aos outros. Ferragosto não era uma festa limitada ao dia 15 de agosto, mas durava todo o mês, a partir do momento que o primeiro imperador romano instituiu as FERIAE AUGUSTI – isto é, as festas em homenagem a Augusto. 

Esta festa esta ligada as férias que eram celebradas na Roma antiga: no dia primeiro de agosto eram feitas as colheitas em homenagem ao Deus Conso ( do latim “Concedere”) , protetor da agricultura. No dia 13 de agosto acontecia outra festa religiosa importante para os romanos: a festa da Deusa Diana – a Deusa da vida, dos bosques, das fases lunares e da maternidade. Todos podiam participar da festa, patrões e empregados, sem distinção de classe social. Nessa ocasião, os trabalhadores davam “auguri” aos seus padrões e recebiam gorjetas em troca.

 A festa do mês de agosto, como outras que aconteciam no mesmo período, na verdade representam o momento em que o verão esta terminando e o final da colheita. Nessas festas, os antigos romanos utilizavam o fogo como fonte de purificação. Por esse motivo, ainda hoje, na vigília de Ferragosto as pessoas acendem fogueiras nas praias para combater as forças do mal e retardar a chegada da nova estação. Nessa cerimônia, a água tem um papel muito importante também, pois é muito comum o banho da meia noite no mar, da mesma forma que fazemos no Brasil na noite do dia 31 de dezembro. No mesmo período aconteciam diversas outras festas em homenagem a outras divindades, que eram sempre ligadas a prosperidade e fertilidade da natureza e da mulher. Atualmente no dia 15 de agosto é celebrada a festa de Ascensão da Virgem Maria, a “festa della Madonna” que foi estabelecida pelo Papa Nicolò I eleito no ano de 858 e morto em 867.

 No passado era comum que todos os negócios fechassem durante todo o mês de agosto, que era tomado como feriado e mês de férias na Itália, em homenagem a esse festival. 

Nos dias atuais, Ferragosto é um feriado curto quando a maioria dos Italianos faz uma pequena viagem para praia e disfrutam de grandes almoços e jantares entre amigos e família. É comum festas na rua nas principais cidades da Itália durante esse período. Tudo isso regado a muito vinho, é claro!!! Felice Ferragosto per tutti!


 http://blog.vinateria.com.br 

Nenhum comentário: