quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Projeto de lei italiano propõe prender pais que imponham dieta vegana aos filhos

Prato veganoImage copyrightTHINKSTOCK
Image captionA dieta vegana precisa ser complementada com nutrientes para as crianças
Da BBC 
Um projeto de lei em discussão no Parlamento da Itália defende condenar à prisão pais que imponham uma dieta vegana aos filhos.
De acordo com a proposta - de autoria do partido de centro direita Forza Italia e ainda não votada -, esse tipo de dieta "é desprovido de elementos essenciais para a saúde e o crescimento equilibrado das crianças".
Pela proposta, pais que não cumprirem com a regra poderiam ser condenados a 12 meses de prisão, que podem chegar a quatro anos caso a criança sofra de doença ou lesão permanente e a seis anos em caso de morte.
A medida foi apresentada depois de quatro casos de má nutrição infantil terem resultado, no último ano e meio, na hospitalização de crianças italianas que seguiam dieta vegana.
Ao mesmo tempo, vários órgãos, como a Associação Americana de Nutrição, afirmam que as dietas veganas são apropriadas para crianças, desde que sejam tomados cuidados para garantir que elas recebam uma ampla variedade de nutrientes necessários, especialmente a vitamina B12.
Alguns médicos acreditam que os pais de algumas das crianças que foram hospitalizadas podem não ter entendido como complementar uma dieta vegana de modo seguro.
Segundo a agência Reuters, o projeto de lei será discutido por comitês parlamentares antes de ir a plenário, o que deve acontecer ainda neste ano.
Nesse período, outros três projetos rivais estão em discussão - todos propõem tornar opções veganas e vegetarianas mais comuns nas cantinas italianas.
'Perigoso'
Na introdução do projeto de lei, Elvira Savino, autora do texto, critica a propagação, na Itália, da ideia de que as dietas vegana e vegetarianas trazem "benefícios significativos à saúde".
"Não há objeção se a pessoa que faz essa escolha é um adulto informado. O problema surge quando há crianças envolvidas. A dieta vegana é, de fato, deficiente em zinco, ferro, vitamina D, vitamina B12 e ômega 3", diz o texto.
O projeto visa, segundo ela, "estigmatizar o comportamento alimentar imprudente e perigoso imposto pelos pais" que buscam uma dieta vegana "em detrimento das crianças".
Enquanto alguns especialistas em nutrição desafiam a validade do projeto de lei, outros são cautelosos sobre o vocabulário impreciso usado no texto, que pode ser usado para penalizar uma gama muito maior de pais: não apenas os vegetarianos e veganos, mas também os de crianças obesas, por exemplo.
Outros afirmam que uma educação pública mais eficaz sobre saúde seria mais eficiente do que medidas punitivas para melhorar a nutrição das crianças.
A Sociedade Vegetariana Brasileira argumenta, por sua vez, que "quando a dieta vegetariana é seguida no longo prazo, reduzimos as taxas de mortalidade de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade, que são fatores que colocam a qualidade e expectativa de vida em risco". A organização também afirma que nutrientes como ômega-3 e ferro estão presentes em alimentos da dieta vegana, compensando sua ausência de origem animal.

Nenhum comentário: