quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lágrimas de São Lourenço - As Perseiadas


Uma perseida sobre o fundo da Via Láctea 


A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenômeno registrada no Extremo Oriente no ano 36. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

 As Perseiadas são uma chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. . As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862. O fenômeno é visível anualmente a partir de meados de julho, registrando a maior atividade entre os dias 8 e 14 de agosto, com seu pico por volta do dia 12. 

A Noite de São Lourenço São Lourenço foi um mártir católico e um dos sete primeiros diáconos (guardiões do tesouro da Igreja) da Igreja Cristã, sediada em Roma.

 A associação com as "estrelas cadentes" se deu, além da memória do martírio do santo em brasas, porque o dia coincide com o período em que é visível a chuva de meteóros "Perseidas", que passa através da órbita terrestre no período estivo do hemisfério norte.. 

Visível a olho nú, a chuva de meteóros tem seu pico de visibilidade dia 12, podendo ser vistas cerca de 100 "estrelas cadentes" por hora. Cientificamente, na verdade, são apenas os resíduos da cauda do cometa Swift Tuttle, que retorna a cada 133 anos a partir de partes da terra deixando para trás uma nuvem de altura da órbita de nosso planeta, cheio de fragmentos comumente chamado de "estrelas cadentes ". 

 As "estrelas cadentes" são chamadas portanto de "Lágrimas de São Lourenço". 

Blog do Ale'Italia
Saiba mais em http://astronomicando.blogspot.com.br


Nenhum comentário: