sábado, 23 de junho de 2018

Seleção italiana na Copa do Mundo

Da Wikipedia  

Seleção Italiana de Futebol representa a Itália nas competições de futebol da FIFA. A equipe é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas em Copas do Mundo, tendo disputado seis finais e saído vitoriosa em quatro. Venceu também uma Eurocopa e ganhou uma medalha olímpica de ouro.
A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro e, portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri e a seleção, de Nazionale. Os calções são tradicionalmente brancos, e tradicionalmente também a combinação contrária (camisas e meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva.Todavía na Copa do Mundo de 1938, foi usado um uniforme totalmente preto, a cor do fascismo, nas quartas de finais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.
A Itália possui 18 participações em Copas do Mundo (contando até a Copa de 2018), não tendo participado apenas de três Copas: 1930, 1958 e 2018. No caso de 1930, a Itália não se inscreveu, agindo como a maior parte das seleções europeias, que não se interessaram por aquela Copa. Nos casos de 1958 e 2018, foram nessas ocasiões em que a Itália não conseguiu se classificar para a Copa, falhando nas Eliminatórias. Brasil e Alemanha são as únicas seleções que jamais falharam em se classificar nas Eliminatórias da Copa do Mundo, enquanto Itália e Argentina são as únicas duas que falharam em se classificar em Eliminatórias da Copa (Itália: 1958 e 2018; Argentina: 1970).
A Itália foi a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivamente e, a segunda a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo ("tetracampeonato"). Em todos eles, contou com jogadores de origem italiana (considerados cidadãos italianos), nascidos em outros países: o brasileiro Anfilogino Guarisi, os argentinos Luis MontiAttilio DemaríaRaimundo Orsi e Enrique Guaita (1934); o uruguaio Michele Andreolo (1938); o líbio de nascimento Claudio Gentile (1982); o argentino Mauro Camoranesi e o inglês de nascimento Simone Perrotta (2006).
Outros oriundi famosos foram os brasileiros José "Mazzola" AltafiniAngelo SormaniDino da Costa e recentemente Thiago Motta e Éder; os uruguaios carrascos do Brasil na Copa de 1950Juan Alberto Schiaffino e Alcides Ghiggia; os argentinos Humberto Maschio e Omar Sívori; o suíço Roberto di Matteo; e o norte-americano de nascimento Giuseppe Rossi.


Nenhum comentário: