Antonio Borella e Anna Favero, no centro, e seus doze filhos. Meu pai, Severino Aurélio Borella, está à direita, abaixo, de uniforme. Fotos: Acervo pessoal/Mirna Borella Bravo
Sempre foi um sonho meu, descobrir quem era o meu avô Antonio Borella, de onde ele viera, como, e por quê.
Eu sabia apenas que ele falecera em 1946, e minha nonna, Anna Favero, em 1955. Meu pai era criança, quando eles faleceram, ele era o segundo filho mais novo dos doze!
As informações eram as mais desencontradas possíveis. Mas alguém ou alguma coisa me chamava a descobrir mais. Depois de longas tentativas e muitas pesquisas, cheguei até ele! Cheguei até o quinto – avô dele!!!
Descobri que Pietro Borella, de Maserà di Padova, casara-se com Maria Barison, de Cartura, em 1873 e juntos tiveram filhos que vingaram, outros que sucumbiram à carência de tudo que havia na Itália, naquela época...
Tiveram o Santo Ângelo (porque nasceu e logo faleceu), a Thereza, o Giuseppe, o Antonio e o Angelo.
Pietro veio a falecer em 1882, com 31 anos de idade. Três dias após, faleceu seu irmão, Pasquale, com 26 anos, que deixou mulher e dois filhos (uma nascera morta: Elizabetta). Ela chamava-se Pasqua e seus filhos, Giulio e Elisa. Três meses após, morreu o Ângelo, de Pietro e Maria, com três anos!
Duas viúvas e cinco crianças! Os demais Borellas e Barisons, todos partiram per fare l’America... Após muita dificuldade, conseguiram embarcar em 1891, junto a outros familiares, chegando ao Brasil, em dezembro deste mesmo ano.
Severino Aurélio Borella, conhecido como Aurélio
Desembarcaram como BARRISSON, pois Maria era a chefe da família. Maria Barison, Antonio Borella, Theresa Borella, Giuseppe Borella, Giulio Borella, Elisa Borella e Pasqua Comugnian. Daí a dificuldade de se encontrar dados nos arquivos especializados.
Dirigiram-se a Antonio Prado, onde Antonio casou-se com Anna Favero, em 1911.
Antonio, seu irmão Giuseppe e seu primo Giulio pagaram seus lotes com serviços prestados,em obras públicas, tais como construção de estradas. Trabalhadores e estimulados pela esperança de um futuro melhor, partiram na direção de onde, atualmente, fica a cidade de Marau.
Segundo o Padre Antonio Lorenzatto (Os Vênetos-nossos antepassados), eles eram grandes empreendedores e teriam comprado as terras de Amaral, donde provém o nome da cidade, fundada por eles. Giulio fundou o Frigorífico Borella, atualmente de propriedade da Perdigão, e que responde por 70% do PIB da cidade.
Tiveram todos - Antonio, Giuseppe, Thereza, Giulio e Elisa - uma enorme descendência, formada com princípios de honradez, trabalho e ética.
Consegui descobrir toda história da família, da qual muito me orgulho, e dedico estas linhas à minha bisa Maria Barison, corajosa e guerreira, e a meu nonno Antonio.
Seus ensinamentos frutificaram e estão dentro de cada um de nós, e continuarão a florescer e frutificar para sempre!
Deus os tenha!
Mirna Borella Bravo
Porto Alegre - RS
mbbravo@terra.com.br
Publicado originalmente em www.oriundi.net em 16.08.2007
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Storie di Famiglia - Famílias Borella e Barison, de Padova
Marcadores:
Cidadania italiana
14 comentários:
legal a historia da familia, minha mãe tbem é borella, sei que meu bisavô tbem ligação com Marau, mas nao sei o nome dele. Meu nonô, é Joaquim Borella, hj mora em Cristalina-Go. Cibeli
Adorei, é muito bom saber um pouco dos nossos antepassados.
Teresinha Borella
Mto linda a historia,e por coincidencia meus avos tbm são Barison,vieram tds da italia de padova,coincidencia não? vamos trocar informações,meu e-mail: lila_barizon@hotmail.com. por um descuido de quem redigiu minha certidão de nascimento,saiu c z,mas é com s o Barison da familia tda,tenho loucura p pesquisar sobre minha familia.
MEU NOME E AUGUSTO CESAR BORELA, MEU BISAVO VEIO DE CASALE DI SCODOSIA, PADOVA, VENTE E CHAMAVA-SE LUCIANO BORELLA, VEIO PARA AS MIAS GERAIS PARA A CIDADE DE LEOPOLDINA/MG, GOSTARIA SE TEM MAIS ALGUMA IMFORMAÇAO SOBRE NOSSOS ANTEPASSADOS
DESDE JA LHE AGRADEÇO CESAR BORELA
Olá Augusto, passei teu comentário para Mirna, autora deste artigo e para Lucimary Vargas, todas Borella. Lucimary me disse que você é primo dela e que este é o trisavõ dela e ela tem toda a genealogia. Abraços
MUITO BEM , OBRIGADO, PEDIRIA A MIRNA OU A LUCIMARY QUE SE POSSIVEL ENTRAR EM CONTACTO COMIGO OK MEU IMAIL JA LHE PASSEI OK. CESAR BORELA
Olá, Augusto César!
Estou muito feliz em ter encontrado você!
Somos primos, realmente e comprovadamente. Pesquiso nossos Borellas há anos e tenho muitos documentos deles, obtidos diretamente de Casale di Scodosia. Encontrar a origem dos nossos foi a realização de um sonho antigo, visto que no Brasil não encontrei nada sobre a origem deles. Enviamos muitas cartas para diversos lugares na Itália... Depois de muito tempo e muita resposta negativa, enfim, veio a positiva, trazendo muitas informações, tanto de descendentes, de irmãos e de antepassados do nosso Luciano Borella e Lucia Lorenzetto.
Uma pergunta: qual o seu laço com o tio "Agostinho" Borella (Augusto Cesar Borella, também, como vc)?
Sou de Leopoldina-MG, onde a nossa família se radicou. Mas, com o passar dos anos, muitos Borellas foram para outras cidades, como Manhuaçu-MG e aqui em Além Paraíba-MG.
Envie-me seu e-mail, por favor, ok?
Grande e FORTE abraço da sua prima,
Lucimary
Olá ! Meu nome é João Paulo Borela, meus bisavós vieram de Padova também..eram eles Modesto Borella e Angelina Zanatta.é engraçado porque alguns membros da família tem apenas um "l" no nome, outros tem dois..Meus bisavós chegaram no Brasil no início do seculo passado e se instalaram em Araguari- MG. Se você possuir ou puder obter alguma informação, eu agradeço. :)
boa noite meu nome Larissa tambem sou Borella e fico encantada com as historias que minha bisa contava,e gostaria de saber mais sobre a família, meu bisavô se chamava Cesar Augusto Borella e se casou com Hercilia Franzoni em leopoldina em 02/02/1918.abraços a toda familia
boa noite meu nome Larissa tambem sou Borella e fico encantada com as historias que minha bisa contava,e gostaria de saber mais sobre a família, meu bisavô se chamava Cesar Augusto Borella e se casou com Hercilia Franzoni em leopoldina em 02/02/1918.abraços a toda familia
bom dia família deixei um comentário a algum tempo e ainda não tive resposta gostaria de pedir que Lucimary Vargas por favor me enviasse um e-mail ou entrasse em contato comigo.
sou bisneta do Cesar Augusto Borella
e gostaria de entra em contato com você
no aguardo:
lalarcastro@hotmail.com
Olá, prima Larissa! Desculpe a demora em lhe responder.
Seu bisavô Cesar Augusto Borella é irmão da minha bisavó Maria Stella Borella, ambos filhos de Luciano Borella e Lucia Lorenzetto. A família é oriunda de Casale di Scodosia, Padova, Itália e se radicou em Leopoldina-MG.
Vamos "destrinchar" melhor nossa genealogia?
Meus e-mails principais são:
lucimary.vargas@gmail.com e diretoria@arquivohistorico-mg.com.br
Conte-me mais detalhes sobre sua família a partir de você, até chegar aos seus bisas. Vamos juntar as "pontas da meada".
Aguardo seu contato.
Grande abraço,
Lucimary Vargas
www.arquivohistorico-mg.com.br
www.arquivohistorico-mg.org.br
oi prima que felicidade.
hoje que estou vendo que você ,me respondeu.
fico muito feliz em te encontrar
tentei te encaminhar um e-mail mais ele voltou.
gostaria que você me enviasse um e-mail para que possamos conversar.
segue o meu :
larissa@imperialmg.com.br
ps:anciosa para falar com voce, sua prima Larissa.
Olá.
Estou tentando tirar minha cidadania Italiana e pesquisei sobre nossos antepassados Borella. Luciano era meu trisavô e Ulisses Borella meu bisavô que teve como filho, Antonio Abelardo Borella, meu avô que vive em Mateus Leme , MG.
Segue:
sabe-se que Luciano Borella veio de Casale Di Scodosia, provincia di Padova in Veneto,. Passou ao Brasil em 1892 com sua esposa Lucia Lorenzetto e as filhas Giustina, Amabile e Maria Stella. Em Leopoldina nasceram os filhos Pierina (1893), César Augusto (1896), Ulisses (1898), José (1903) e João (1904). Informações de descendentes dão conta de que a primeira moradia da família Borella teria sido na fazenda Paraíso. Dali mudaram-se para a Colônia Agrícola da Constança. Nesse novo endereço casaram os filhos: Giustina, com Giovanni Sangirolami, em 1906; Pierina, com Egidio Sangirolami, em 1913; Maria Stella, com Arturo Sangalli, em 1915; César, com Hercilia Franzone, em 1918; Amabile, com Paulo Corradin, em 1920; Ulisses, com Amalia Luiza Fofano, em 1921; e, João, com Virginia Araújo, em 1923.
Grande abraço
Postar um comentário