sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Microsoft quer comprar o Yahoo por US$ 44,6 bilhões


A Microsoft fez uma proposta de compra do Yahoo nesta sexta-feira (1º) no valor de US$ 44,6 bilhões. O objetivo da empresa é aumentar sua competitividade no mercado de serviços on-line, e, principalmente, das ferramentas de busca.

A proposta de US$ 31 por ação representa um prêmio de 62% em relação ao fechamento de ontem da ação do Yahoo na Bolsa de Nova York, a US$ 19,18. Com a notícia, por volta das 10h (de Brasília), as ações do Yahoo! disparavam 54% no pré-mercado em Wall Street, cotada em US$ 29,70, enquanto a Microsoft recuava 2%, a US$ 31,95. Em comunicado, a gigante do setor de software informou que o acordo iria criar uma empresa mais eficiente, com uma sinergia total de US$ 1 bilhão por ano, com a geração de mais valor para os anunciantes e eficiências operacionais. A Microsoft também revelou que já tem desenvolvido um plano para integrar os funcionários das duas empresas. A expectativa da Microsoft é de obter aprovação regulatória para o acordo, com sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2008. "Temos um grande respeito pelo Yahoo, e juntos podemos oferecer um conjunto de soluções cada vez mais interessante para consumidores, editores e anunciantes, enquanto nos posicionamos melhor na competição pelo mercado de serviços on-line", disse Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft.

O anúncio foi feito antes da abertura dos mercados nos Estados Unidos, um dia depois que o ex-chefe-executivo do Yahoo Terry Semel deixasse a diretoria da empresa. A partida de Semel acontece depois que o Yahoo anunciou um projeto de redução de pessoal de 1.000 empregados como parte de um esforço para revitalizar a companhia. O co-fundador do Yahoo Jerry Yang substituiu Semel como diretor-executivo para reforçar os lucros da firma californiana e o preço das ações. O Yahoo sofreu uma queda em seus lucros no quarto trimestre de 2007 e no conjunto do ano, e advertiu que 2008 seria igualmente difícil, enquanto enfernta uam reorganização para incrementar sua principal fonte de rendas, as vendas de publicidade. A empresa registrou um lucro líquido no quarto trimestre de US$ 205,7 milhões, uma queda de 23,5%, e para o conjunto do ano um lucro em baixa de 12,1%, a US$ 660 milhões. Atualmente, seu concorrente, o Google , embolsa mais de 32% de suas rendas de publicidade na internet em nível mundial, contra menos de 20% para o Yahoo, depois de há apenas dois anos os dois grupos registrarem posições muito próximas.

O Yahoo foi fundado em 1994 pelos estudantes Jerry Yang e David Filo, da Universidade de Stanford. A empresa tem sede em Sunnyvale, na Califórnia (EUA).

Do Globo on line com informações da Agência Estado, da AFP e da Reuters

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