domingo, 4 de maio de 2008

Marcha da Maconha chega ao Recife em meio a polêmicas

O Recife será a única capital brasileira a sediar a Marcha da Maconha neste domingo (4). A manifestação foi proibida nas demais nove capitais do País onde estavam previstas sua realização. Curitiba, João Pessoa, Cuiabá, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo foram impedidas pela Justiça de realizar o evento. A marcha integra manifestações que fazem parte do movimento internacional pela legalização da maconha.

A concentração da marcha começa às 14h, na Rua do Apolo, Bairro do Recife, Centro, com performances artísticas e distribuição de material informativo. Os organizadores lembram que fumar maconha no evento ou levar a droga até o local é proibido, uma vez que tal conduta é considerada crime pela lei brasileira.

Quem prefere não se expor, mas quer participar da manifestação encontra no site oficial do evento (www.marchadamaconha.org) máscaras com rostos de personalidades que defendem publicamente a causa, como Fernando Gabeira, FHC e Luana Piovanni, entre outros. A marcha é promovida simultaneamente em mais de 220 cidades em todo o globo.

LIBERADO - Não houve tentativa, por meios judiciais, de impedir a realização do evento na capital pernambucana, apesar de algumas vozes contrárias. A justificativa da Justiça brasileira para a proibição da marcha é a possibilidade de o ato incitar o uso da droga. Os organizadores em Pernambuco frisam, no entanto, que o ato é uma maneira de criar um canal de discussão sobre a necessidade de mudança na legislação antidrogas e nas políticas públicas relacionadas.

Do JC Online

Nenhum comentário: