segunda-feira, 28 de julho de 2008

Conheça a casa de Maria Bonita


Casa onde Maria Bonita viveu tem aproximadamente 50 metros quadrados (Foto: Glauco Araújo/ G1)



Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, nasceu em 8 de março (Dia Internacional da Mulher) de 1911, no sítio da Malhada da Caiçara, povoado da então cidade de Santo Antonio da Glória (BA). Depois da emancipação, o endereço da rainha do cangaço passou integrar a cidade de Paulo Afonso (BA), que completa 50 anos nesta segunda-feira (28).

Veja a galeria de fotos da casa de Maria Bonita

Na mesma data, 20 anos antes, o casal Maria Bonita e Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, foi executado numa emboscada na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE). A emancipação e os 70 anos da morte dos dois cangaceiros serão celebradas na região. A casa onde Maria Bonita nasceu e viveu tem cinco cômodos e um externo, usado na época como depósito. Depois da varanda, uma sala com cerca de 12 metros quadrados abrigava a família. Em seguida, uma espécie de hall separava os dois quartos do imóvel e a cozinha.

A casa toda tem aproximadamente 50 metros quadrados. Lá viveram os pais da cangaceira, Maria Bonita e outros dez irmãos (Benedita, Joana, Antonia, Francisca, Dorzina, Zé de Déa, Izaias, Ozéas, Arlindo e Ananias). Quase dois anos depois de a casa ser restaurada, em 2006 o endereço virou atração turística na cidade. Cada visitante paga uma taxa de R$ 2 para entrada. “A obra demorou cerca de dois a três meses. Foram investidos R$ 75 mil pela prefeitura no projeto”, disse o historiador João de Souza. Dentro da casa há uma exposição fotográfica com imagens de Maria Bonita, Lampião e de cangaceiros da época. Também estão expostos um banco de madeira, um fogão e um pote de água, considerado a geladeira da época. Do lado de fora, o quintal abriga uma árvore conhecida na região como barriguda e um umbuzeiro, que oferece sombra para dois bancos de pedra. O povoado de Malhada da Caiçara fica a cerca de 38 quilômetros de Paulo Afonso. Ainda hoje moram parentes de Mara Bonita na vizinhança. Segundo Souza, Maria Bonita saiu a primeira vez da casa quando tinha 16 anos. Ela se casou com José Miguel, conhecido como Zé de Nenê. Em 1929, depois de 15 dias separada do primeiro marido, ela conheceu Lampião. “O marido dela era muito boêmio e eles viviam brigando. Em uma dessas brigas, ela voltou para a casa dos pais e não quis mais saber do marido. Foi aí que ela conheceu Lampião”.
Globo on line

Nenhum comentário: