sábado, 28 de março de 2009

Brasileira ganha posições em eleição na web para a política mais bela do mundo


A deputada federal brasileira Manuela D'Ávila (PC do B-RS) ganhou várias posições entre quinta (26) e sexta-feira (27) em uma uma enquete on-line para apontar a mais bela política do mundo.

Manuela foi incluída em uma relação informal de 64 beldades da política de todo o mundo no site espanhol '20 minutos'. Ela começou em 64º lugar, mas, nesta sexta, já estava no "top five".

A deputada brasileira ficou sabendo na quinta-feira, pelo G1, que estava participando da votação. "Nem imaginava que estava nesta votação. Não vou pedir votos nesta eleição", disse ela. Ela brincou que isso poderia ajudá-la se quisesse disputar uma vaga no parlamento do Mercosul, por se tratar de um veículo estrangeiro. Manuela afirma que a beleza "não ajuda e nem atrapalha" seu trabalho, mas ressalta que sua trajetória política acontece independente disso. "Tenho uma atuação política de doze anos. Estou há 10 anos no PC do B e acho que esta questão de musa já está superada. O espaço que eu ocupei não tem relação com isso". Ela lembra que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeitura de Porto Alegre (RS) e contou com o apoio de diversos partidos. Para a deputada, a discussão constante sobre a beleza das mulheres na política é reflexo da pouca participação feminina no meio. Ela defende que o Brasil adote um sistema de reserva de vagas para as mulheres no Congresso. "Precisamos discutir isso dentro da reforma política".

Peruana na frente
Por enquanto, a congressista peruana Luciana León , de 30 anos, lidera o concurso. Ela é a mais jovem congressista do país e é a primeira de uma lista de 64 mulheres de diferentes países, a quem os internautas podem dar notas de 1 a 5. León tem mais de 50% de pontos a mais que a segunda colocada.

Em segundo lugar até quinta-feira (26) aparece uma outra peruana, Mercedes Aráoz, que é ministra de Comércio Exterior e Turismo do país e tem 47 anos. A lista inclui mulheres poderosas, como a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton (que, aos 61 anos, é a mais velha a disputar o título), a presidente da Argentina Cristina Kirchner e a governadora do Alasca e candidata derrotada à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin. A mais política mais jovem a disputar o título da enquete do site espanhol é a alemã Julia Bonk, de 23 anos.

G1

Nenhum comentário: