sábado, 18 de julho de 2009

185 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul


Pintura retratando a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, 1824.

(Wikipédia)

Os imigrantes alemães chegaram ao Brasil em 1824 e continuaram a aportar no território até aproximadamente a década de 1960. A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, futuro Estado do Rio Grande do Sul, recebeu os primeiros 39 colonos em julho de 1824. Eles foram assentados à margem sul do Rio dos Sinos, na atual cidade de São Leopoldo, no dia 25 de julho. Uma semana antes, no dia 18 de julho, cercados da curiosidade popular, esses mesmos imigrantes pioneiros haviam aportado na capital da província, Porto Alegre, onde foram recebidos com entusiasmo por seu presidente, José Feliciano Fernandes Pinheiro, futuro Visconde de São Leopoldo.O ciclo inicial da imigração foi decorrente da política de colonização nos estados do Sul do Brasil, iniciada pelo Rei D. João VI e, posteriormente, fomentada pelo imperador D. Pedro I e, mais tarde, pelo pelo imperador D. Pedro II. Mas, já a partir da década de 1850, inaugurou-se uma fase sem incentivo oficial do governo central, dando margem a iniciativas provinciais e até particulares. Durante muitas décadas, os alemães chegaram a ser o maior grupo imigrante a entrar no país, atingindo seu número máximo na década de 1920, após a I Guerra Mundial.A concentração da colonização alemã no Sul do Brasil ocorreu porque grande parte da região encontrava-se desabitada e as fronteiras com as ex-colônias espanholas ainda não estavam definidas. Dessa forma, a falta de povoadores deixava a região vulnerável a invasões estrangeiras. Com a proclamação da independência, a imigração portuguesa declinou por um certo tempo e o governo brasileiro precisou diligenciar o ingresso de populações oriundas de outras localidades.

Nos primeiros 50 anos de imigração, foram introduzidos entre 20 e 28 mil alemães ao Rio Grande do Sul, a maioria destinada à colonização agrícola. Em algumas décadas, a região do Vale do Rio dos Sinos estava quase completamente habitada por imigrantes alemães. Na década de 1870, as ocupações germânicas já tomavam praticamente todas as terras baixas do interior do Rio Grande do Sul, seguindo o caminho dos rios, que foram também as primeiras vias de transporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

www.novafriburgosuicosealemaes.xpg.com.br disse...

Gostaria de parabenizá-lo por este trabalho que com certeza irá ajudar no resgate da história de um dos capítulos mais comoventes e épicos de nosso país. Aproveito a oportunidade para divulgar minha página sobre as imigrações suíça e alemã de Nova Friburgo, na qual em breve irei adicionar um link para este blog, visto ser este um dos trabalhos mais significativos sobre o tema em toda a web.
Um grande abraço!