quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Monalisa, Gioconda, "Ritratto di Dama al balcone " e caneca de cha

Imagem:IrisPress


O quadro mais famoso de Leonardo da Vinci, a Gioconda, conhecida por nós brasileiros como a Mona Lisa foi atacada no último domingo, no Museo do Louvre, em Paris, por uma turista russa que num ataque de raiva, conseguiu jogar uma caneca de chá no quadro. Felizmente, o grande "capolavoro" de Da Vinci não sofreu danos, graças a cuidadosa vigilância do Museo. O quadro é um dos mais protegidos do mundo. A Gioconda é mantida numa caixa especial que a protege de vibraçoes, umidade e calor e além de tudo isso, o vidro é a prova de balas.

A turista russa foi presa e em seguida foi encaminhada para um clínica psiquiatra pois os médicos desconfiam que a mesma sofre de uma doença chamada Síndrome de Stendhal, na qual a pessoa doente apresenta um ataque de fúria quando se encontra diante de obras de arte. Porém, a TV italiana noticiou hoje que o motivo do ataque de fúria da turista russa, foi devido ao fato que a França negou o seu pedido de cidadania.

Bohhh!!!! Tem cada coisa que acontece que eu sinceramente não consigo entender. Uma louca entra com uma caneca de barro num Museo como o Louvre. De vez enquanto aparece um louco que comete vandalismo contra obras de arte. Acho que tem muita gente com a Síndrome de Stendhal nesse mundo.Vou aproveitar o post e falar um pouco sobre a obra.

O quadro foi inicialmente conhecido como "Ritratto di Dama al balcone " e mais tarde como Gioconda. Foi Vasari, o primeiro biografo de Leonardo, que nos seus escritos de 1550, deu ao quadro o seu terceiro nome: Mona Lisa.A Gioconda foi pintada aproxidamente entre os anos 1504 (Firenze) e 1516 (França). Leonardo iniciou o seu trabalho em 1504 o qual trabalhou por muitos anos, meditando-a profundamente, portando-a consigo primeiro a Milão e depois em França.A obra é sem sombras de dúvida o quadro mais famoso de Leonardo da Vinci sendo reproduzida milhões de vezes em todo mundo, transformando-se então no símbolo do genio artistico.Mas quem é essa mulher que todos conhecem o rosto, os olhos e o enigmático sorriso?Os historiadores de artes concordam e reconhecem a fiorentina Lisa Gherardini no quadro. Lisa nasceu em 1479 e era esposa de Francesco di Zanobi del Giocondo. Parece que o quadro não foi feito a pedido do seu marido Francesco e sim de Giuliano de' Medici (a poderosa familia de Florença), o seu amante.Vasari nos conta ainda, que quando a modelo posava ela se aborrecia devido ao cansaço e então ela assumia um ar triste e cansado. Para distrair a modelo, Leonardo chavama os "buffoni" - uma espécie de Bobo da Corte - e talvez esse seja o motivo do sorriso discreto da bela Mona Lisa.Alguns historiadores veêm ainda na "Gioconda" o retrato de Isabella d'Este que foi uma das mulheres mais importantes do Renascimento e do mundo cultural italiano daquela época. De fato, se olharmos com atenção um quadro de Leonardo que retrata Isabella, constataremos que curiosamente o retrato recorda Isabella.Já nos tempos de Leonardo, "La Gioconda" era considerada um "capolavoro". Muitos artistas famosos se inspiraram na Gioconda para fazer suas próprias obras, como exemplo temos Raffaello que pintou um quadro muito parecido com a Gioconda.A Gioconda é enigmatica, a sua expressão não é definida, parece que ela tenta sorrir, mas nãoé um sorrisso aberto. O seu rosto revela uma intensidade da sua vida interior e não um sentimento de um instinto impulsivo.A beleza da Gioconda è a sua pureza e ambiquidade que conflitam ao mesmo tempo, que parece revelar um segredo a toda humanidade.O seu sorriso não é um sorriso pois não observo nenhuma contração muscular, parece uma expressão que emerge do íntimo do seu ser.Quem saberá o que Leonardo pensava enquanto pintava a bela Gioconda?

Nenhum comentário: